Grupo de Pesquisa comemora uma década do software TropLux

Programa foi desenvolvido pelo Grilu e auxilia profissionais na pesquisa em Iluminação

05/10/2012 10h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Grupo de pesquisa Grilu está desenvolvendo outros cinco softwares voltados para a conforto e iluminação

Grupo de pesquisa Grilu está desenvolvendo outros cinco softwares voltados para a conforto e iluminação

Jhonathan Pino - jornalista

Com direito a bolo e parabéns, integrantes do Laboratório de Simulação em Conforto Ambiental e Eficiência Energética comemoraram o décimo aniversário do programa TropLux, nesta quinta-feira 4. No mesmo dia, o Grupo de Pesquisa e Iluminação (Grilu), disponibilizou em seu endereço eletrônico a sexta versão do software.

Criado pelo professor Ricardo Cabús, do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas, o programa auxilia na avaliação de desempenho da iluminação natural em edificações, com o diferencial de atender as características de regiões de clima tropical. “Ele é gratuito, disponível para qualquer pessoa que se cadastre e usado principalmente para pesquisas em Arquitetura, Engenharia, projetos arquitetônicos e eficiência energética”, enumera Cabús.

Em sua sexta versão, o programa apresenta ferramentas que auxiliam na pesquisa, análise de isocurves, desenhos comparativos de projetos arquitetônicos, avaliações estatísticas e céu dinâmico. “Cabe ao usuário aceitar a avaliação ou dar prioridade a outras áreas da construção. O TropLux é mais um elemento de informação para o profissional tomar a decisão. Não cabe ao programa fazê-lo e sim o projetista”, salienta o criador.

Tanto a data comemorativa quanto o lançamento da sexta edição do programa foram transmitidas via twitter para os usuários do programa. Enquanto isso, o laboratório ficou aberto para que interessados fossem ao local para ter instruções de uso do Troplux. “Existem artigos científicos, teses e dissertações de países como Colômbia, Inglaterra e Chile abordando o uso do programa. Desde que começamos a fazer a contagem, em 2011, contabilizamos 337 usuários cadastrados,”, relata Cabús.

Além do Troplux, o Grilu desenvolve outros cinco programas. Um deles, o TropSolar também está disponível no site do grupo e é usado para localizar a posição solar, auxiliando na projeção do sol.