Grupo de pesquisa comemora dez anos do software Troplux

Será lançada uma versão mais atualizada do programa

03/10/2012 17h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Ricardo Cabús desenvolveu software que simula a iluminação natural dos trópicos

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

O Grupo de Pesquisa em Iluminação (Grilu) vai comemorar os dez anos do software TropLux e convida os interessados a participar do evento. Será na tarde desta quinta-feira, 4, a partir das 13h30, quando o Laboratório de Simulação em Conforto Ambiental e Eficiência (Labsica) estará aberto para o lançamento da nova versão do programa: o TropLux 6.

Para atender a quem não poderá presenciar o evento na Ufal, a organização disponibilizou um link, por meio de uma twitcam (http://twitcam.livestream.com/c9ypu), para quem tiver interesse em conhecer o programa e suas novas funcionalidades.

O TropLux é um software utilizado para realizar a simulação de iluminação artificial em ambientes a serem construídos. Desenvolvido durante o doutorado do professor Ricardo Carvalho Cabús, do Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o programa é aplicado pelos estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura quando o assunto é produção científica.

Além disso, o TropLux é disponibilizado de forma gratuita, desde a primeira versão e, para aquiri-lo, basta apenas um registro no momento do download. “Isso é feito com o intuito de manter um controle sobre o grau de distribuição do software, para saber a quantidade de utilizadores e os lugares onde ele está chegando”, explicou o professor.

O software também foi pensado para simular as variações de intensidade da luz natural em regiões tropicais e dentre as ferramentas disponibilizadas, o usuário do programa também pode encontrar maneiras de simular com precisão a dimensão de determinado ambiente e a distribuição da luminosidade sobre ele, permite identificar a melhor localização de uma janela e como adaptar os níveis de reflexão da luz a esse local.