Grupo de estudo lança revista digital para resgatar período colonial do Brasil

Material produzido pelo curso de História é pioneiro no país

03/10/2012 10h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

Há um capítulo da história do Brasil ainda pouco conhecida: o período colonial. Pensando nisso, o Grupo de Estudos América Colonial (Geac) da Universidade Federal de Alagoas lançou a revista digital Ultramares para difundir e debater as pesquisas do tema. O periódico abriga reflexões desta época, em Alagoas, como também abrange pesquisas sobre outras regiões coloniais do continente americano. Os estudos são coordenados pelos professores do curso de História, Antonio Filipe Pereira Caetano e Gian Carlo Melo.

Surgido em 2008, o Geac foi criado para discutir especificamente a História Colonial de Alagoas. “Essa, sem dúvida, é uma das maiores lacunas da historiografia alagoana, que pouco cotejou ou se debruçou profundamente sobre o seu passado”, disse Antonio Filipe Caetano. O professor acredita que pesquisadores locais formados ou com linhas teóricas próximas a Pernambuco explicam o pouco conteúdo desta fase no estado. Diante desta avaliação, o grupo de estudos buscou documentos referentes a Alagoas no Arquivo Histórico Ultramarino, localizado em Portugal. É um material praticamente inédito e pouco utilizado em pesquisas anteriores sobre o estado.

O periódico semestral é pioneiro no país ao tratar do assunto. Ele contempla pesquisas geograficamente inseridas nos espaços de conquistas coloniais. “O ‘A’ de Alagoas tornou-se ‘A’ de América, não só visando agregar pesquisas, olhares, comparações e semelhanças, como também incentivar a formação de uma rede de pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais que auxiliem na inserção efetiva do curso de História nos meandros historiográficos nacionais”, salientou.

Administração colonial

No primeiro número, o dossiê discute temas ligados a historiografia colonial, como inquisição, escravidão, administração, religiosidade. Na seção de artigos, os assuntos são variados, indo desde o debate sobre a tirania de ouvidores no Nordeste à atuação administrativa na Missão de Santana durante o governo Antônio Rolim de Moura, na capitania de Mato Grosso. Esse exemplar digital está disponível no site da revista.

O dossiê da revista de número dois irá tratar de administração colonial. Segundo o coordenador do Geac, o conselho editorial irá absorver a demanda de artigos de fluxo contínuo conforme aprovação do conselho editorial.