Escola Técnica de Artes forma 258 alunos pelo Pronatec

Cerimônia de encerramento dos cursos ocorre nesta quarta-feira, 24

- Atualizado em

Ascom/Ufal

A Escola Técnica de Artes da Ufal realiza cerimônia de encerramento de cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Será nesta quarta-feira, 24, a partir das 18h, no auditório Guedes de Miranda, no Espaço Cultural Universitário, onde serão entregues os certificados a 258 concluintes, de Maceió, dos cursos de qualificação profissional para mestre de cerimônia, DJ, operador de telemarketing, fotógrafo e maquiador..

Em setembro, foram encerradas as atividades na cidade de São Miguel dos Campos dos cursos de artesão em bordado à mão e artesão em pintura em tecido, além de vitrinista e maquiador; na cidade de Coruripe, artesão em biojóias. “Ainda está em planejamento a abertura de nova pactuação de cursos e turmas para 2013, com a ampliação na área das Artes”, relatou Eduardo Xavier, coordenador do programa na Ufal.

Pronatec

O programa foi instituído pelo governo federal em 26 de outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513. Em Alagoas, a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas é uma das promotoras, Na edição de 2012 mais que dobraram as vagas ofertadas, somando 395.

A legislação prevê ações de assistência técnica e financeira que ampliem a educação profissional e tecnológica dos brasileiros. Além dos cursos técnicos gratuitos, o programa disponibiliza material didático, alimentação e transporte aos alunos beneficiados. A meta do governo federal é qualificar aproximadamente, oito milhões de pessoas no programa até 2014.