Ensino da Sociologia, História e Geografia em debate no Cedu

- Atualizado em
A diretora do Cedu Maria das Graças Marinho debate o ensino da Geografia

Jhonathan Pino - jornalista

No próximo sábado, 27, professores do Ensino Médio e alunos de Educação se reúnem para discutir as novas metodologias para o ensino da Sociologia, da História e da Geografia. O evento faz parte do Programa de Formação Docente da Universidade Federal de Alagoas, em convênio com a Secretaria de Educação do Estado e pretende trazer professores para refletir sobre as dificuldades de aprendizagem na educação superior.

“Trata-se de uma aproximação da Universidade com os professores do Ensino Médio. A ideia é que estes levem para os professores que não possam estar conosco o que debatemos na Universidade”, relata Jusciney Carvalho, uma das coordenadoras do projeto,  financiado por edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/Sesu).

O projeto teve início em abril deste ano e já conta com 80 participantes, mas ainda é possível que interessados participem das atividades como ouvinte. “A intenção é estimularmos o debate em torno das dificuldades de aprendizagens dos estudantes. Temos consciência dos problemas para ler, pesquisar e raciocinar, justamente pelas defasagens escolares dos anos anteriores. Queremos também discutir, identificar e também conhecer as estratégias pedagógicas no Ensino Médio e as já praticadas no ensino Superior”.

Desde o início do projeto já foram debatidos temas como o perfil dos leitores e a questão de plágio na educação superior, tudo registrado no blog Aprendizados Virtuais. No entanto, a coordenadora enfatiza que apesar dos relatos de experiencias enriquecedoras, ainda há uma pequena participação dos professores nas redes virtuais. “Muitos professores utilizam apenas o Facebook, mas não estão familiarizados com as ferramentas da internet”.

As atividades presenciais acontecem uma vez por mês, aos sábados, entre 8h30 as 11h30. Neste sábado, participam da Mesa Redonda os professores Maria das Graças Marinho, focando nas especificidades de Geografia, Amurabi Pereira de Oliveira, que abordará a área de Sociologia e Gian Carlo de Melo, que tratará sobre História. Todos serão mediados por Edna Cristina do Prado, que estará coordenando a mesa.

O trabalho já foi apresentado pelas coordenadoras no VII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e aprovado para o Seminário Internacional Ensino Superior e Desenvolvimento: a experiência dos BRICS.

Acompanhe as atividades no blog ou acesse o cronograma de atividades abaixo.