Edufal: 29 anos socializando o conhecimento

Neste 5 de outubro, a Editora chega aos 29 anos com novidades, credibilidade e respeito no mercado editorial

04/10/2012 14h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
De 5 a 31 de outubro, livros com selo da Edufal terão 30% de desconto

Bruno Albyran – jornalista

A Edufal completa 29 anos de existência e tem muita história para contar. Criada em 5 de outubro de 1983 como órgão integrante da Universidade Federal de Alagoas, abraçou a missão de editar e divulgar trabalhos de interesse científico e voltados ao prazer da leitura.

Para consolidar sua política editorial além-muros da universidade, a editora vem trilhando árduos caminhos e superando os limites e as dificuldades comuns ao cotidiano das editoras universitárias, para que o conhecimento seja compartilhado. Segundo a diretora da Edufal, professora Stela Lameiras, a editora tem exercido um papel importante na difusão da leitura e da cultura.

“No dia em que se comemora o Dia Internacional do Professor, a Edufal completa mais um ano de existência. Já são 29 anos! E, ao longo desses anos, a Edufal vem cumprindo um papel importante na socialização do conhecimento, divulgando trabalhos de natureza técnico-científica, difundindo a pesquisa nas mais diferentes áreas e favorecendo a publicação de livros premiados em concursos internos da Ufal, bem como de obras premiadas nacionalmente. A Edufal tem tido um papel preponderante na difusão da leitura, da cultura, notadamente em relação a grandes nomes da história de Alagoas, a exemplo da Trilogia do Açúcar, que se destaca neste ano de 2012, em que se comemora o Centenário de Manoel Diégues Júnior”, declarou Stela Lameiras.

O crescimento é visível, atualmente, a Edufal conta com cerca de 500 títulos lançados no mercado editorial, totalizando aproximadamente 64 mil exemplares. Esse crescimento eminente faz surgir a necessidade da expansão da editoral para os campi da Ufal.

“Já trilhamos muitos trechos de uma longa caminhada e isso nos impulsiona a querer fazer mais. A Ufal cresceu, precisamos chegar mais perto de cada unidade acadêmica, precisamos estender nossas ações aos novos campi da Ufal. A Edufal precisa, enfim, da presença dos alunos, técnicos, professores e pesquisadores, pois uma editora sobrevive de livros e revistas, mas sobrevive, sobretudo, da presença de quem dá vida às ideias. A Edufal espera por todos!”, ressaltou a diretora.

Comemoração

Para comemorar os 29 anos, foi preparada uma surpresa. De 5 a 31 de outubro, todos os livros com o selo da Edufal, disponíveis para venda na Editora, terão descontos de 30%. A livraria fica localizada no Campus A. C. Simões, no térreo da Reitoria, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h à 20h.