Educação Infantil em debate

Dentre os temas de discussão estão o Programa Federal “Brasil Carinhoso”; a inauguração de creches pelo Programa Proinfância e a regulamentação das creches nas universidades

- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista

O auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal  de Alagoas, no Campus A. C. Simões,  reúne nesta quarta-feira, 31,das 9h às 17h, pesquisadores e estudiosos  locais e nacionais em Educação Infantil para um debate tendo como foco “A Educação Infantil  de Alagoas”.

O evento é promovido pelo Setor de Estudos da Educação Infantil do Centro de Educação (Cedu), da Ufal  e o Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil (FADEDI).

A professora Claudia Pimentel do Centro de Educação (Cedu) informa que o debate contará com participação da professora Rita Coelho, coordenadora geral da Educação Infantil do Ministério da Educação Infantil.

Dentre os temas de discussão estão o Programa Federal “Brasil Carinhoso”; a inauguração de creches pelo Programa Proinfância; a regulamentação das creches nas universidades; e a Resolução da Educação Infantil pelo Conselho Municipal de Educação de Maceió (Comed).

A partir das 9h30 as professoras Edna Lopes e Telma Vitória apresentarão os Resultados da pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas/ Fundação Victor Civita sobre a situação da Educação Infantil no Brasil: Destaque para Alagoas.

A professora Claudia Pimentel destaca que na oportunidade haverá o lançamento do livro “Matemática e Educação Infantil - Investigações e possibilidades de práticas pedagógicas”, organizado pelos professores Mercedes Carvalho e Marcelo Almeida Bairral.

O livro busca contemplar o ensino da matemática desenvolvido na Educação Infantil a partir de referenciais teóricos no campo da Educação, da Educação Matemática e da Infância. Para tanto, apresenta ideias sobre cultura e infância passando pelas políticas públicas, que delineiam o fazer pedagógico na escola, e a formação dos professores para trabalharem com esse segmento.

Os alunos do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal de Alagoas também estarão presentes ao debate. Mais informações no Centro de Educação, pelos  telefones: 3214-1191 e 3214 -1204.