Candidatos ao Enem devem ficar atentos ao horário de verão

Horário de verão pode confundir os candidatos que farão as provas do Enem no Nordeste

04/10/2012 15h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Manuella Soares - jornalista

Na reta final para o Enem, os candidatos devem ficar atentos ao calendário e ao relógio! As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, a partir das 13h, mas ao meio dia os portões serão abertos. É bom ter muita atenção porque o horário é o oficial de Brasília, então, para os candidatos que farão as provas em Alagoas - Estado que não terá horário de verão, é recomendável chegar ao local de provas às 11h (hora local).

No primeiro dia do certame, serão aplicadas durante 4h30 as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia (4/11), os candidatos ganham uma hora a mais no tempo destinado às provas, por causa da Redação. Além dela, serão realizadas as provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e; Matemática e suas Tecnologias, totalizando 45 questões.

É importante acompanhar a inscrição no site do Inep, onde também é possível imprimir o Cartão de Confirmação, onde constam informações como: número da inscrição, data, hora, local de realização das provas, a indicação de necessidade de atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio.

O Cartão de Confirmação de Inscrição será enviado, até o dia 26 de outubro para o endereço informado pelo candidato no ato da inscrição. Mas para acessar on line basta informar a senha, já cadastrada durante a inscrição, e o número do CPF. Outra alternativa é ligar para o Fala Brasil, por meio do telefone 0800-616161. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora do dia.

Ufal no Enem

Este ano a Ufal está ofertando 5.168 vagas para 108 cursos presenciais distribuídos nos Campi A.C. Simões, Sertão e Arapiraca, em suas respectivas unidades acadêmicas das cidades de Maceió, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios.

Preparação no simulado

É bom lembrar que ainda dá tempo de se inscrever gratuitamente, até o domingo, 7 de outubro, para o simulado organizado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o projeto Pré-Vestibular Comunitário Conexões de Saberes e Sistema Dinamus. A prova será realizada no dia 21 de outubro, às 13h, em locais que serão divulgados no site da Copeve, a partir do dia 17, quando o candidato poderá imprimir o cartão de inscrição. O simulado serve para conferir os conhecimentos adquiridos ao longo do ano com dicas e informações importantes que podem ser abordadas nas provas do Enem 2012.

De olho no calendário

Provas: 3 e 4 de novembro

Gabarito: 7 de novembro

Resultado: 28 de dezembro