Campus Arapiraca implanta curso de Medicina até 2015

Reitora honorária Ana Dayse Dorea e equipe técnica se reuniram para criar uma comissão de implantação do novo curso de Medicina em Arapiraca

- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo discute ações para viabilizar Medicina em Arapiraca

Manuella Soares - jornalista

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, e a vice-reitora Rachel Rocha receberam na manhã da sexta-feira (19), a reitora honorária Ana Dayse Dorea para uma reunião com representantes das pró-reitorias de Gestão Institucional, de Gestão de Pessoas e de Graduação e da diretoria do Campus Arapiraca. O encontro foi para seguir o cronograma de atividades de implantação do curso de Medicina como parte do projeto de interiorização da Universidade Federal de Alagoas.

A etapa atual é a criação de uma comissão para planejar a execução do projeto pedagógico e de infraestrutura que serão submetidos ao Conselho Universitário em dezembro. Ana Dayse anunciou que não fará parte da comissão devido a demandas pessoais, mas se comprometeu a continuar colaborando com a consultoria e a experiência de quem sempre esteve à frente desse processo de expansão da educação em saúde de Alagoas. “Não vou abandonar o projeto, porque sei da importância dele. O curso será novo, inovador e, não, no modelo de 30 anos atrás. Isso não cabe mais no momento atual da saúde pública do país”, ressaltou.

A proposta é que o novo curso de Medicina ofereça 60 vagas por período e conte com a formação de uma equipe de 60 docentes e 30 técnicos administrativos.  Serão investidos mais de R$ 35 milhões entre pessoal, manutenção e capital. Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, falou sobre o empenho em implantar o curso. “Essa foi uma conquista valiosa para a sociedade. Vai trazer muitos ganhos, então vamos arregaçar as mangas no trabalho, porque não temos tempo a perder”, disse.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho vai abrir novos concursos para preenchimento das vagas já autorizadas para dar início ao curso que vai fortalecer a área da saúde no campus. “Apoiamos desde o início essa proposta porque os ganhos são incontáveis, tanto para o campus quanto para a cidade de Arapiraca. A projeção é começar no ano letivo 2015.1, mas vamos trabalhar para antecipar isso”, destacou Márcio Santos, diretor do Campus Arapiraca.

O reitor Eurico Lôbo agradeceu a atenção e disponibilidade de todos, em especial, da reitora honorária Ana Dayse. Ele se prontificou a acompanhar de perto todo o processo para viabilizar o novo curso de Medicina da Ufal, estreitando as parcerias com a rede básica de saúde do município para criação de convênios.

Expansão

O curso de Medicina do Campus A.C. Simões, em Maceió, também ganhou mais vagas do Ministério da Educação. A previsão é ofertar as 20 novas no segundo semestre letivo de 2013, com investimentos também em melhorias na infraestrutura, corpo docente e técnico da Faculdade de Medicina da Ufal.