Alunos de Engenharia Ambiental expõem projeto em Festival de Flores

Segunda edição da exposição “Vegetação na Paisagem de Maceió” é realizada no 5º Festival das Flores e Plantas de Holambra

02/10/2012 16h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Exposição acontece até o dia 7 de outubro, na Praça Deodoro da Fonseca, no Centro de Maceió

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A exposição “Vegetação na Paisagem de Maceió – 2ª Edição” é uma das atrações do 5º Festival das Flores e Plantas de Holambra. O material exposto é fruto de projeto de extensão desenvolvido por alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Cesmac. O festival, com início em 27 de setembro, acontece até o domingo, 7 de outubro, das 8h às 19h, na Praça Deodoro da Fonseca, no Centro de Maceió.

Coordenado pelo professor Rubens Duarte, o projeto de abrangência interinstitucional engloba 49 pessoas, entre docentes e alunos, comprometidas com a pesquisa de cinquenta espécies vegetais cultivadas na região metropolitana de Maceió. Para cada espécie vegetal catalogada foram elaborados banners individuais, compostos por fotos ilustrativas, informações botânicas e dados necessários para a compreensão do emprego dessas plantas na paisagem alagoana.

O projeto de extensão permite o fomento do conhecimento na área da vegetação em paisagem. Acadêmicos de Engenharia Ambiental e de Arquitetura e Urbanismo têm a oportunidade de desenvolver pesquisas in loco e de elaborar catalogação de espécies vegetais existentes em Maceió, o que amplia a relação entre a teoria e a prática. Para a comunidade em geral, os benefícios estão no reconhecimento de flores e plantas encontradas na região metropolitana e na obtenção de informações objetivas sobre o material pesquisado.

O Festival das Flores e Plantas de Holambra

O festival, realizado pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, tem como objetivo a arrecadação de recursos para o trabalho de beneficência da entidade religiosa, por meio da comercialização de mudas e arranjos florais provenientes do município de Holambra – SP, o maior produtor de flores e plantas ornamentais do Brasil, e de cidades alagoanas.

Neste ano, o evento chega a sua 5ª edição e distribui, em espaço de 288 m², stands onde os visitantes poderão conferir de perto elementos da flora com preços acessíveis. A programação do festival também inclui shows abertos ao público, bem como orientações sobre o plantio e a conservação dos vegetais.

Atividades em outros eventos

O projeto de extensão “Vegetação na Paisagem de Maceió” também fez parte da Semana da Primavera, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre os dias 19 e 21 de setembro, na sede da superintendência do órgão em Alagoas. A ação teve o intuito de informar e conscientizar a população alagoana sobre as políticas ambientais.