Semana de Biologia debate vida e sustentabilidade

Evento reúne estudantes, professores e profissionais e oferta variada programação até esta quarta-feira, 5

- Atualizado em
Reitor abre a Semana de Biologia

Diana Monteiro – jornalista

Dezessete palestras, oito mini-cursos, duas mesas – redondas, cinco oficinas, plantio de árvores, concurso enfocando “Vida: Sustentabilidade, Comprometimento e Consciência” marcam a 27ª Semana de Biologia que se estende até quarta-feira, dia 5, durante os dois horários, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), no Campus Maceió. O reitor Eurico Lôbo, fez a abertura do evento, no auditório do antigo CSau na manhã desta segunda-feira, dia 3, data comemorativa do “Dia do Biólogo”.

Saudando aos presentes Eurico Lôbo parabenizou a realização da 27ª Semana de Biologia e destacou a variada programação, dizendo que o evento se consolida na ampliação do conhecimento dos alunos do curso e de sua positividade para a formação acadêmica por enfocar, dentro do tema central, vários temas sobre “Vida: Sustentabilidade , Comprometimento e Consciência”. A palestra de abertura que tratou sobre “Formação Profissional do Biólogo e Mercado de Trabalho”, foi feita professora Jane Lyra, que integra o corpo docente do ICBs.

O reitor anunciou que até o início do primeiro semestre de 2013 há a previsão de conclusão das obras do prédio do ICBS e destacou o empenho da diretora Terezinha Calado e vice-diretora Tereza Calado para a concretização das ações de ensino, pesquisa e extensão da unidade acadêmica.

“A nossa universidade está em processo de transformação,vivendo um processo dinâmico de construção. Sabemos da obrigação que temos para mudanças de realidade do Estado de Alagoas. Estamos gerando ciência, tecnologia e conhecimento, vamos fazer do conhecimento o elemento de transformação e sabemos o quanto vocês estudantes são importantes em todo esse processo”, enfatizou.

A mesa de abertura, além do reitor Eurico Lôbo, contou também com a participação da diretora do ICBS, Terezinha Calado; das coordenadoras do curso Denise Wanderlei (Bacharelado) e da Licenciatura Giana Raquel Rosa;da coordenadora da 1ª Semana da Árvore Letícia Lima; do coordenador do concurso fotográfico Jorge Luís Lopes; da coordenadora do evento Leonor Tavares Bastos; da representante dos alunos do curso de Biologia no evento Jordana Viana; e da palestrante Jane Lyra. Estiveram também na solenidade de abertura o pró-reitor de Extensão Eduardo Lira e o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

A diretora Terezinha Calado destacou que a Semana de Biologia é o único evento permanente da unidade acadêmica e mesmo com a greve não teve o calendário alterado. “Esse evento é muito significativo para nós, que fazemos o ICBs, por integrar muito bem as ciências biológicas às ciências da saúde e integrar também, as diversas disciplinas de vários cursos”, enfatizou.

A professora Jane Lyra, que fez a palestra de abertura, disse está bastante feliz por participar do evento, pois foi uma das idealizadores da primeira edição e que a semente deu bons frutos. A importância do tema central do evento foi enfocado pela coordenadora do curso Leonora Tavares Bastos, tendo como aliada a Biologia e da contribuição em todos os aspectos dessa ciência para a qualidade de vida no Planeta Terra.

A modificação do Código Florestal e os temas do evento voltados ao meio ambiente que culminará com o plantio de mudas da árvore, na quarta-feira, dia 5, às 16 horas, foi ressaltado pela coordenadora da 1ª Semana da Árvore, Letícia Lima.

“A semana vem reafirmar o nosso compromisso com a nossa profissão. A Mãe Terra é lugar de vida”, disse Giana Gouveia, coordenadora do bacharelado em Biologia. A importância do evento para a formação acadêmica foi destacada pela coordenadora do curso de Biologia bacharelado, Denise Wanderlei. A representante dos alunos no evento Jordana Silva afirmou que a Semana de Biologia é para todos e para todas as áreas e que essa ciência extrapola os muros da Ufal destacando a importância do debate para aprofundamento do conhecimento para os futuros profissionais da área.