Pós-graduação em Física realiza 5ª edição de Workshop

Programa de Pós-graduação do Instituto de Física comemora 20 anos com evento para divulgar produççao científica

- Atualizado em
Estudantes da pós-graduação em Física prestigiam o evento

Manuella Soares - jornalista

O passado e o presente estiveram em destaque na abertura do V Workshop do Programa de Pós-graduação do Instituto de Física, na manhã desta terça-feira, 11, no auditório do Instituto. O palestrante convidado a abrir a programação, o professor Artur Gouveia, foi um dos fundadores do Grupo de Pesquisa Experimental que deu origem ao curso de física e, 10 anos depois, à pós-graduação que é conceito 5 na avaliação da Capes.

“Estou me sentindo um dinossauro. Mas muito feliz por estar aqui nessa homenagem aos 20 anos da pós-graduação em Física”, ressaltou ao iniciar a palestra que mostrou fotos históricas do início da construção do primeiro laboratório do curso e da equipe que fez parte desse marco.

Formaram a mesa de abertura, o reitor Eurico Lôbo, o coordenador de Pós-graduação da Propep, Irinaldo Diniz, além dos professores Crisógono Rodrigues, diretor do IF; Francisco Fidelis, coordenador da pós-graduação em Física e Alexandre Carvalho, organizador do evento.

O reitor Eurico Lôbo enfatizou a luta da antiga equipe de professores que acreditou na consolidação do Instituto e foi essencial para todo material científico que hoje é produzido. “Se hoje é difícil fazer pesquisa no Brasil, imagine há 20, 30 anos! O momento que a gente vivencia hoje é fruto do movimento liderado no princípio por essas pessoas que estão aqui. E tenho a certeza que podemos avançar muito mais”, destacou.

O primeiro dia do evento continuou com as palestras “Pós-graduação em Física da Ufal: conquistas recentes e perspectivas futuras”, ministrada pelo professor Marcelo Lyra; e “Como fazer pesquisa com alunos de Ensino Médio”, do professor Carlos Argolo. A comissão organizadora destaca ainda a participação dos convidados Prof. Marco Cremona (Puc- Rio) e Profª. Andrea Latge (UFF).

Programação

A 5ª edição do Workshop segue até a sexta-feira, 14 com palestras, minicursos, apresentações orais dos trabalhos produzidos na pós-graduação e uma visita ao Laboratório de Óptica e Materiais (Optma).

Confira a programação completa no site do evento.