MEC parabeniza Ufal por cumprir metas

Durante reunião em Brasília, reitor também expõe situação do Campus Arapiraca, sem aula há 164 dias

- Atualizado em
Secretário Amaro Lins reunido com o reitor Eurico Lôbo, em Brasília, na quarta, 12

Simoneide Araújo – Jornalista

O Ministério da Educação elogiou a atuação da Universidade Federal de Alagoas por cumprir as metas estipuladas sobre execução orçamentária, obras e compras, mesmo com o período de greve dos servidores. O reitor Eurico Lôbo foi a Brasília e, durante reunião com o secretário de Educação Superior, Amaro Lins, na quarta-feira (12), apresentou relatório sobre a situação das licitações de obras e serviços de tecnologia da Informação da Ufal e também expôs, mais uma vez, a situação do Campus Arapiraca, parado há 164 dias.

Eurico Lôbo ouviu do secretário da Sesu, Amaro Lins, e da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições de Ensino Superior do MEC, Adriana Rigon Weska, que a Ufal superou as expectativas de cumprir as metas e se destacou entre as outras universidades. “Nosso esforço conjunto é para concretizarmos as obras e, com isso, termos uma melhor estrutura para nossos alunos e servidores, bem como prestarmos melhor serviço para a sociedade”, destacou.

O reitor ressaltou que o investimento do MEC para a Ufal passa dos 36 milhões de reais. “Os recursos para as obras são da ordem de quase 20 milhões de reais e os serviços na área de Tecnologia da Informação, mais 16 milhões. Com isso, teremos telefonia digital, que representará menos despesas nessa área, e melhoria dos serviços de internet nos três campi”, completou.

Entre as obras licitadas estão a subestação de energia elétrica; a reforma do Restaurante Universitário (RU) da Unidade de Ensino de Viçosa e a construção do novo RU do Campus Arapiraca; conclusão da construção de bloco de salas de aula e de rampa de acesso do prédio do Centro de Educação; e o Complexo Poliesportivo, em parceria com o Ministério dos Esportes.

Para as concorrências públicas nºs 02/2012 e 03/2012, que tratam da construção do RU do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, e do prédio do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), no Campus Maceió, estão com licitação marcada para esta quinta-feira (13), e para o dia 17 de setembro. Os processos dos serviços de TI já estão empenhados e em execução.

Paralisação do Campus Arapiraca

O reitor Eurico Lôbo entregou relatório ao secretário Amaro Lins sobre a atual situação do Campus Arapiraca e quais ações estão sendo propostas e viabilizadas para melhorar a segurança naquela unidade. Falou também sobre o termo de compromisso que será assinado em breve com o governo estadual e chancela dos poderes Legislativo e Judiciário e Ministério Público, e da construção do muro de seis metros de altura que circunda o campus e o separa fisicamente do presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza.

“Estamos fazendo todo o possível para garantir a volta às aulas com segurança. Nesses 164 dias de atividades paralisadas não medimos esforços para buscar apoio juntos aos poderes constituídos para resolvermos o problema da falta de segurança, gerada pelas fugas de presos e invasão à área do campus. Vamos conseguir melhorar a estrutura de segurança e garantir a volta dos nossos alunos para a sala de aula. Chegamos ao interior do Estado para promover a formação dos nossos jovens e é isso que precisamos fazer para toda população do Agreste alagoano”, justificou Eurico Lôbo.