Estudantes de Comunicação apresentam trabalhos científicos em congresso nacional

Diversos temas da área foram levadas ao evento por alunos pesquisadores de Jornalismo e Relações Públicas

- Atualizado em
Alunos de comunicação representaram a Ufal em congresso nacional

Bruno Cavalcante – estudante de Jornalismo

Estudantes do curso Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentaram trabalhos científicos no 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Seis alunos de Jornalismo e dois de Relações Públicas levaram ao evento dez artigos, frutos de análises e pesquisas desenvolvidas em grupos de pesquisa e salas de aula.Foram temáticas de seus trabalhos de análises de produtos midiáticos à produção e circulação de conhecimento na Comunicação.

O evento aconteceu entre entre os dias três e sete de setembro e fez parte das atividades da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) que fomenta e incentiva a pesquisa na área. Os acadêmicos da Ufal se juntaram a outros congressistas de diversas instituições públicas e particulares de ensino superior do país, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Mais conhecimento

O trabalho apresentado pela aluna-pesquisadora do 6º período de Relações Públicas e integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Recepção e Consumo Cultural (Recepcon), Emanuelle Rodrigues, foi oriundo do projeto de iniciação científica desenvolvido entre agosto de 2011 e julho deste ano. Com o tema “Do templo à televisão: relatos de um estudo de recepção midiática da Igreja Universal do Reino de Deus”, ela buscou compreender o processo de recepção da mensagem da igreja neopentecostal na Televisão.

Veterana de edições anteriores do evento, Emanuelle Rodrigues acredita que escrever artigos científicos e participar de congressos como o Intercom é um exercício fundamental para quem deseja seguir carreira acadêmica. “São alguns dos poucos espaços que nos permitem publicar e apresentar artigos como autores. No evento também podemos interagir com estudantes e professores de nossa área, adquirindo assim mais conhecimento e fazendo possíveis contatos para pós-graduação”, explicou.

Televisão e Identidade cultural

Marinheiro de primeira viagem como se autodenominou o aluno do 6º período de Jornalismo, Lucas André Emery apresentou a relação entre um produto televisivo e identidade cultural. Seu objeto de estudo foi a novela Cheias de Charme, exibida na Rede Globo às 19h. “Ela explora bem esse lado da pluralidade de identidades: três empregadas domésticas como protagonistas que depois se tornam cantoras. Isso contribui para quebrar estereótipos”, disse.

O acadêmico considerou a experiência um estímulo à continuidade de produções futuras embora não seja integrante de grupos de pesquisa no COS. “Eu tenho várias ideias para próximos trabalhos. Só estou em dúvida se me aprofundo no artigo que já fiz ou se entro em um tema que me interessa mais: o mundo dos games”, adiantou.

Relevância do Intercom

O professor José Guibson Dantas avalia positivamente a participação de graduandos no evento. “O Intercom é a porta de entrada das Ciências da Comunicação para os estudantes. Entretanto, só julgo relevante se o aluno for apresentar trabalho”, explicou.

O professor que também coordena as atividades do Recepcon considera ainda pequeno o engajamento de alunos em produção acadêmica, porém ele estima que a participação tende aumentar. “Há muitos alunos estão se interessando em participar de grupos de pesquisa e escrever artigos”, salientou.