Enem 2013 possibilita mais oportunidades para candidatos

Provas estão chegando e este ano vale para ingresso nos dois semestres letivos de 2013, com mais ofertas de vagas na Ufal

- Atualizado em

Manuella Soares - jornalista

As aulas estão paradas, mas para quem tenta ingressar na Universidade Federal de Alagoas o calendário passa rápido. Faltam menos de dois meses para as provas do Enem 2013, que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro (sábado e domingo). A hora é de correr contra o tempo para estudar todo o conteúdo exigido no edital.

O coordenador de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufal, Alexandre Lima Marques da Silva, dá algumas dicas para os candidatos. “Nesta reta final, deve ser estimulado o processo de leitura em jornais, revistas e sites diversos, para que a atualização em assuntos do cotidiano se torne um diferencial, principalmente na prova de redação, etapa que pode ser decisiva na classificação”, ressaltou.

Os candidatos inscritos no Enem podem consultar o local de prova por meio do portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Basta informar a senha, já cadastrada durante a inscrição, e o número do CPF. Outra alternativa é ligar para o Fala Brasil, no telefone 0800-616161. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer horário do dia.

As oportunidades estão crescendo, já que o Enem 2013 terá duas edições. A primeira delas é válida para o primeiro semestre do ano e a outra para o segundo semestre. As notas poderão ser utilizadas em programas como ProUni, Ciência sem Fronteiras e Sisu.

Este ano a Ufal está ofertando 5.168 vagas para 108 cursos presenciais distribuídos nos campi A.C. Simões, Sertão e Arapiraca, em suas respectivas unidades acadêmicas das cidades de Maceió, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios.

Acordo ortográfico

Uma das grandes novidades para o Enem 2013 mudou a rotina de quem já havia participado de outros certames. No planejamento de estudos deste ano, entrou o hábito de ler e escrever seguindo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que tem por objetivo integrar as regras de escrita dos países lusófonos (Comunidade de países de Língua Portuguesa).

Ao todo foram três anos de transição desde a entrada em vigor das mudanças na escrita, cuja alteração definitiva se dará efetivamente a partir de 2013, com a obrigatoriedade de se utilizar apenas a ortografia proposta pelo acordo.

Uma referência obrigatória de estudo para os candidatos é o Manual Redação Enem, também conhecido como Guia de Redação, criado para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, que tem validade assegurada para o Enem 2013. Para ter acesso ao documento é preciso baixar o arquivo que está disponível no site do INEP.

Sisu/Ufal em números

A Ufal foi a que mais cresceu na oferta de vagas. Em 2012 foram ofertadas 5.128 vagas para 107 cursos, sendo preenchidas um total de 97,92%. Estão matriculados na Ufal, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 4.930 alunos, com uma parcela de 613 estudantes oriundos de outros estados.

Na última seleção, os cursos mais procurados pelos inscritos foram Medicina, Direito, Serviço Social, Administração, Pedagogia e Psicologia.

“Espera-se que a partir da aplicação das provas num menor período de dias, envolvendo um maior número de cidades, com um preço de inscrição mais barato em relação aos processos anteriores, que este processo seletivo democratize o acesso à universidade”, enfatizou o professor Alexandre.