Campus Arapiraca recebe equipamentos para webconferência

Serviço será otimizado com aumento de velocidade da internet no interior

- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

Nesta quarta-feira (12), o diretor-geral do Campus Arapiraca, Márcio Aurélio Lins, recebeu do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) quatro equipamentos de transmissão de áudio e vídeo, para realização de webconferências. As máquinas ficarão disponíveis na sede, em Arapiraca, e nas unidades de ensino de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa, e somam-se aos hardwares dos campi da Universidade Federal de Alagoas, o A.C. Simões, em Maceió, e do Sertão, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, implantados desde o último mês de agosto.

A ideia é facilitar reuniões e diminuir as distâncias entre os campi e outras instituições. “Além da boa qualidade dos equipamentos, as câmeras têm um zoom diferente e possibilitam a participação ativa de todos na reunião”, explicou Kleymerson Lins, assistente de Tecnologia da Informação do NTI. O servidor ainda revela que para utilizar os equipamentos é necessário agendar um espaço na universidade e solicitar a coordenação da unidade a disponibilização das máquinas.

Arapiraca ampliará em cinco vezes velocidade da internet

Os equipamentos para webconferência foram entregues no mesmo dia em que a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) comunicou à Ufal o financiamento para o aumento da velocidade de internet para o Campus Arapiraca e o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), do Campus A.C. Simões. A iniciativa faz parte do projeto Veredas Novas que, a partir de parceria com a Telebrás e instituições federais de ensino superior, prevê a instalação de uma velocidade de 100 Mb em todas os campi das universidades federais até 2014.

“Atualmente a conexão do Campus Arapiraca está com 10 Mb e deve subir para 100 Mb. No Ceca, a velocidade aumentará em 50 vezes”, relatou Rodrigo Paes, diretor do NTI. Para tratar dos detalhes, no próximo dia 24 a Ufal recebe a equipe da RNP.

Veja arquivo do projeto.