Alagoas sedia Encontro Regional de Empresas Juniores

Esse é o primeiro evento regional realizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas e debaterá temas variados

- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

A cidade de Japaratinga, localizada no Litoral Norte de Alagoas a 115 quilômetros da capital, sedia desta sexta-feira, 14, a domingo, 16, o I Encontro Alagoano de Empresários Juniores (Almej), que envolverá cerca de 150 pessoas, entre representantes locais e de dez estados do país. O evento, que tem como local o Albacora Praia Hotel, objetiva unir vertentes que sirvam de impulso para a consolidação e propagação do Movimento Empresa Júnior de Alagoas.

O formato será diferente, começando pelos temas: Empresas normais não marcam a sociedade; Utilizar o básico para criar o surpreendente é o grande diferencial dos profissionais que atuam no mercado hoje; Desenvolver estratégias e criar soluções com o mínimo de recursos é o foco daqueles que querem fazer a diferença; e Sair da rotina e procurar o diferente é a origem do sucesso.

Em Alagoas são 12 empresas juniores em atuação, sendo três da Universidade Federal de Alagoas, que são J.RS Consultoria, do curso de Administração, dirigida pelo aluno Carlos Torres; Proteq Jr., dos cursos de Engenharia Química e Ambiental,  que está sob a direção da aluna Carliandra Santos; e a empresa Ejec, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, sob a liderança da aluna Grace Brito.

Mais informações sobre o encontro: almej.com.br.

Inscrições para novos gerentes

Para a substituição dos seis gerentes, a Empresa Júnior J.RS Consultoria, do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas até o dia 23 de setembro. Do processo seletivo constam atividades de dinâmica e entrevista e podem participar da seleção, que ocorre a cada semestre para esses cargos, alunos a partir do primeiro período do curso.

“Os seis selecionados entram como trainee para uma fase de treinamento durante três meses, para posteriormente ocuparem as gerências para as quais foram selecionados. O importante é que todo esse processo marca a alta rotatividade de dirigentes da empresa, que é um campo de aprendizado para o futuro profissional da área”, frisa o diretor-presidente Carlos Torres.

Com 19 anos de atuação a Empresa Júnior J.RS Consultoria está instalada na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (Feac), no Campus Maceió e conta atualmente com a participação de 22 alunos. Em sua estrutura administrativa é dotada também das seguintes diretorias: Diretoria de Presidência; Diretoria de Marketing; Diretoria de Administração Financeira; Diretoria de Projetos; Diretoria de Qualidade; e Diretoria de Recursos Humanos.

“As atividades são supervisionadas por docentes do curso e o objetivo maior da empresa é trazer um pouco da prática para os futuros profissionais dessa área de atuação”, destaca Carlos Torres.

J.RS Consultoria já colocou no mercado de trabalho mais de 82 por cento de seus colaboradores, graduandos e graduados pela Ufal. Carlos diz que atualmente a Empresa Júnior relaciona-se com mais de oitenta empresas locais e de outros estados.

Entre os clientes da J.RS Consultoria em Alagoas estão o Sistema Pajuçara de Comunicação;  Escola de Idioma System;  Cocão; e Monte Elétrica - Peças e Produtos de Manutenção. Fora de Alagoas a empresa tem como cliente para atuação em pesquisa a Universidade Federal de Minas Gerais e uma empresa de Santa Catarina.

“Este ano fechamos 12 projetos com diversas empresas locais e também de outros estados. Mais seis projetos estão em fase de negociação”, disse o diretor- presidente.

Além de consultorias, a J.RS trabalha com práticas dos alunos do curso envolvendo outras  atividades como palestras e mini-cursos. Está sob a responsabilidade da empresa a IV Semana do Administrador, a se realizar  de 19 a 21 deste mês, no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas. Inscrições no site do evento: www.semanadoadministrador.com.br.

Sobre a sustentação financeira para as ações, o diretor informa que vem dos negócios realizados, mas nenhum dos membros tem remuneração. “O trabalho é focado em política de benefício voltada ao próprio dinamismo das ações. O objetivo maior de uma empresa júnior é o aprendizado”, afirmou Carlos Torres.

Mais informações sobre a empresa pelo telefone 3214 -1224 e e-mail: contato@jrsconsultoria.com.br.