Ufal indica o registro da Própolis Vermelha alagoana

Equipe da universidade apresentou o primeiro caso de registro de Indicação Geográfica do Estado

- Atualizado em

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Representantes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Alagoas estiveram presentes no 2º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas (IG), realizado em Fortaleza, entre os dias 21 e 24 de agosto. No encontro, a equipe da universidade apresentou um trabalho sobre o primeiro caso de registro de Indicação Geográfica (IG) de Alagoas.

Com o título “O papel de uma ICT no processo de obtenção de IG – O caso da Própolis Vermelha dos Manguezais de Alagoas”, o professor Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia e a técnica Elaine Arouxa, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, indicaram o registro de IG da Própolis Vermelha, realizado a partir da mobilização da Associação dos Produtores de Própolis Vermelha pelo Sebrae de Alagoas. O trabalho contou com o apoio de dezenas de pesquisadores da universidade.

Josealdo Tonholo apontou como principal desafio para a difusão da própolis vermelha o seu pleno conhecimento científico, necessário para fazer a agregação de valor, com geração de subprodutos que carreguem as vantagens farmacológicas já denotadas, além de sua transformação em outros produtos que sejam caracterizados na linha de química fina, ou seja, alguns gramas que podem valer milhares de dólares. "A parceria das empresas associadas à Uniprópolis com os pesquisadores da Ufal está avançando bastante na direção de produtos com alto conteúdo de tecnologia", completou o professor.

Já a coordenadora do NIT, Sílvia Uchôa, destacou a importância do registro da Indicação Geográfica da Propólis Vermelha. “Foi uma excelente oportunidade aproveitada pelos empreendedores, pesquisadores, acadêmicos em várias áreas do conhecimento e de várias instituições de apoio do estado de Alagoas, além de prover garantias de uma exploração responsável e socialmente justa deste material que só existe aqui", revelou a professora.

Sobre o evento

Realizado em Fortaleza, o 2º Simpósio Internacional de Indicações Geográficas teve como foco promover a harmonização de conceitos e informações básicas sobre IG, estimulando o uso desses instrumentos como ferramentas de proteção da propriedade intelectual e do desenvolvimento regional, apresentando pesquisas recentes sobre o tema.

O evento, que contou com a participação de palestrantes de países como Itália e Portugal, com larga experiência na promoção de seus produtos agropecuários por meio das IG, serviu para despertar o interesse dos participantes em relação à disseminação e utilização das Indicações Geográficas, estimulando a formação da rede nacional de intercâmbio e trabalho em torno desse instrumento.

A programação técnica do Simpósio foi composta por palestras, mesas redondas e minicursos sobre Indicações Geográficas, tema que o Brasil está tomando conhecimento e desenvolvendo, em especial, nos últimos 5 anos.

Durante o evento, houve ainda uma exposição de estandes de produtos de Indicações Geográficas, além da apresentação de pôsteres com trabalhos sobre Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e conteúdos relacionados às Indicações Geográficas.