Show marca o lançamento do Núcleo de Percussão

Banda de Moçambique realizará apresentação no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú

- Atualizado em
Banda Likute, que se apresenta no Espaço Cultural

Para marcar o lançamento do Núcleo Temático de Percussão Popular e Erudita (NUP), da Universidade Federal de Alagoas será realizado um evento nesta terça-feira, 28 de agosto, às 17h, no pátio do Espaço Cultural, no Centro de Maceió. A ocasião contará com a apresentação da Banda Likute, de Moçambique, e da Orquestra de Tambores.

O NUP é uma iniciativa do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e com a Escola Técnica de Artes (ETA). Segundo Wilson Santos, percussionista da Orquestra de Tambores e colaborador do Núcleo, as ações têm como objetivo a promoção da cultura musical alagoana no campo da percussão, tanto popular quanto erudita.

A Ufal vem abrindo espaço para a percussão desde o início do Projeto Tambores, que atua com oficinas em comunidades quilombolas de Penedo e Santa Luzia do Norte. Com a criação do NUP, serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão com a finalidade de catalogar os ritmos alagoanos para formatação de material didático. Além disso, será criado um grupo de percussão da Universidade Federal de Alagoas.

Banda Likute

Likute é uma banda formada apenas por mulheres que surgiu em 2007, na cidade de Maputo, em Moçambique. O grupo produz um estilo de música conhecido como “fusão afro”, pela união de instrumentos tradicionais africanos com instrumentos modernos elétricos, como baixo e guitarra.

Durante a semana, o grupo ainda realizará um show no Teatro de Arena, às 19h do dia 29, e visitas às Comunidades Quilombolas de Santa Luzia do Norte e de Penedo, nos dias 29 e 30. Os ingressos para a apresentação no Teatro serão vendidos no local a preços populares.