Portuguesa estuda mídias e violência em meios de comunicação alagoanos

Rita Basílio de Simões conta com ajuda da Faculdade de Serviço Social para comparar resultados entre os dois países

- Atualizado em
Pesquisadora lusitana Rita Basílio

Jhonathan Pino - jornalista

Durante dois meses a professora Rita Basílio de Simões, da Universidade de Coimbra, participa das atividades do Núcleo Temático Mulheres e Cidadania, da Faculdade de Serviço Social (FSSo), na Universidade Federal de Alagoas. Também integrante do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, a docente trará para a instituição alagoana contribuições sobre estudos das relações entre mídias e a disseminação da violência juvenil.

A articulação entre as mídias, o crime e a justiça criminal são temas de estudo de Rita há uma década. “Entendo que o estudo dos media permite revelar muito sobre o funcionamento da sociedade e da cultura. Interessa-me, portanto, a criação do saber sobre os diferentes conflitos e as soluções para os erradicar, a partir da gestão feita pelos meios de comunicação de massas”, relatou.

O esforço de suas pesquisas resultou na obra “A Violência Contra as Mulheres nos Media: Lutas de Gênero no Discurso das notícias”, publicado pela Coimbra Editora. As experiências contadas no livro serão ampliadas a partir do contato com um projeto de extensão do Núcleo, que estuda a violência letal entre jovens do sexo masculino.

Para Rita essa oportunidade lhe tornará visível pistas de como desafiar a cultura da violência em geral e a da violência de gênero em particular. “O fato de este projeto contemplar atividades de extensão é uma mais-valia importantíssima, pois permite-me alargar o meu trabalho no domínio da observação e análise das experiências de gênero, inseridas no contexto das experiências quotidianas de vida”, explicou a docente.

Durante sua estada em Maceió, ela identificará nos veículos de imprensa locais os discursos e representações veiculados acerca da violência, tentando analisar os contextos específicos externos e internos para a difusão nas mídias desses temas no País. “Uma parte do meu trabalho tem consistido no mapeamento de quadros interpretativos, que nos permitam pensar os media levando em conta os contextos sociais da vida coletiva, onde a produção mediática se desenrola. Isto significa reconhecer que os media estão implicados na complexa e interdependente rede de instituições sociais do mundo contemporâneo”, detalhou.

A vinda da pesquisadora à Ufal foi possível a partir do Programa de Bolsas Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2012 e do seu contato com Elvira Simões Barreto, professora da Faculdade de Serviço Social e coordenadora do núcleo anfitrião. Os resultados obtidos aqui serão comparados aos discursos e representações veiculados pela imprensa portuguesa, no âmbito da justiça criminal. “Trata-se, portanto, de um projeto que investe no binômio investigação-ação com o intuito de lançar luz sobre as perspetivas de mudança social e de práticas políticas emancipadoras”, ressaltou Rita Basílio.