Pioneirismo é destaque na abertura da Semana de Letras

- Atualizado em
Mesa de abertura da Semana de Letras

Lenilda Luna - jornalista

Na solenidade de abertura da 5ª Semana de Letras, a vice-reitora Rachel Rocha fez questão de destacar o pioneirismo da Faculdade de Letras. “A Fale, além de ser uma das faculdades que deram origem à Ufal, também nos brindou com a primeira pós-graduação da universidade, com o primeiro programa de Educação Tutorial (PET) e com ações de extensão consolidadas na comunidade acadêmica”, disse a vice-reitora.

A abertura da 5ª Semana de Letras aconteceu na terça-feira à tarde (28), no auditório da Reitoria e foi presidida pela diretora Eliane Barbosa. Além da vice-reitora, Rachel Rocha, também estavam na solenidade a professora Núbia Rabelo, coordenadora do PET Letras, Amauri Barros, pró-reitor de Graduação, e Eduardo Lyra, pró-reitor de Extensão.

Os petianos que organizaram a Semana foram parabenizados pelo desafio de realizar o evento mesmo diante da greve que paralisou as atividades na Ufal. “Sem dúvida, foi necessário muito empenho para manter as atividades e mobilizar os estudantes em meio às dificuldades desse movimento paredista”, ressaltou Eduardo Lyra.

Durante a abertura, também foi lançada a logomarca dos 60 anos do curso de letras. A apresentação do símbolo foi feita pelo vice-diretor da Fale, professor Helson Flávio da Silva Sobrinho.

Arte Moderna

A programação, que tem como tema central os 90 anos da Semana de Arte Moderna, prossegue até a sexta-feira, 31 de agosto, com atividades diversificadas: palestras, minicursos, oficinas, cinema e apresentação de trabalhos em comunicação oral e pôster. O evento faz parte da comemoração dos 60 anos da criação do curso de Letras em Alagoas.

Na primeira palestra da tarde, a professora Vera Romariz, doutora em letras e escritora, falou sobre “O novo panorama brasileiro em Língua e Literatura”, depois das inovações apresentadas na semana de Arte Moderna. Em seguida, o estudante David Ferreira Severo, pesquisador do grupo de Estudos Vieirianos da Fale, discorreu sobre as repercussões do modernismo em Alagoas.

Para ver o restante da programação, consulte o site  http://www.vsemanadeletras.blogspot.com.br/p/programacao.html

Novo prédio

A comemoração dos 60 anos da Fale começou em novembro do ano passado, quando foi inaugurado o novo prédio. A mudança para as novas instalações ainda não aconteceu, porque restavam alguns detalhes técnicos, como a adequação das redes de comunicação. A previsão é que em setembro, a Faculdade de Letras já esteja funcionando no novo local.