Núcleo de Desenvolvimento Infantil realiza Festa da Família

Objetivo é valorizar a união familiar, promovendo uma integração entre os pais e a instituição de ensino

- Atualizado em
Familiares se divertem com as brincadeiras promovidas pelo NDI

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

O Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) serviu, na manhã da última sexta-feira, 24, como ponto de encontro para uma celebração familiar. Promovida pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), a segunda edição da “Festa da Família” reuniu pais, mães, parentes e crianças com o objetivo de valorizar a união familiar, promovendo ainda uma integração entre os pais e a instituição de ensino.

De acordo com Andreza Pinheiro, diretora do Núcleo, a iniciativa surgiu depois de uma celebração realizada no dia das mães, quando ministrou uma palestra sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança. “Na época, prestamos uma homenagem às mães com um encontro de família e procuramos manter o mesmo formato para o encontro dos pais. Então, o objetivo é unir a família numa celebração para todos, porque isso é interessante”, revelou.

Andreza comenta ainda que valorizar a “instituição família” é um ponto muito importante para as crianças do núcleo. “Já chegaram pra mim hoje, aqui, para dizer: 'tia, a minha avó tá aí, ela veio comigo pra festa', sabe? Então, a gente não pode fechar os olhos para as outras pessoas, que mesmo não sendo os pais, também são da família e não deixam de educar. É isso que a gente procura valorizar aqui”, completa a diretora.

A segunda edição da “Festa da Família” contou com diversas brincadeiras, além de uma apresentação musical com pais e filhos. “Como algumas crianças ficaram muito constrangidas, algumas por tamanho ou idade, os pais entraram no meio para participar junto, a fim de tirar esse receio que elas tenham para desenvolver essa tarefa e fazer com que elas se sintam bem, pois entendemos que as interações são extremamente fundamentais para o desenvolvimento do ser humano”, explica Andreza.

Ainda durante a celebração familiar, adultos e crianças participaram de uma atividade envolvendo produção de artes visuais, onde cada família deveria se representar no papel da forma que quisessem e os desenhos, de acordo com a diretora, irão ficar expostos durante o resto do mês nas paredes do Núcleo de Desenvolvimento Infantil.

Participação da família

A iniciativa promovida pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) foi aprovada por diversos familiares que participaram da celebração. Segundo o professor de Contabilidade da Ufal, Luiz dos Anjos, a interação entre o núcleo e a família é considerada muito importante. “O NDI tem sempre realizado eventos a fim de trazer a família para a escola e isso é bom, pois é algo que agrega muito valor ao núcleo. Além do mais, o trabalho feito por eles é muito prazeroso para toda a família participar”, declarou Luiz.

Já Roberto Caffaro, professor de Engenharia Ambiental, destaca a importância do envolvimento dos pais com a instituição de ensino das crianças, ressaltando que os pais devem ser presentes sempre que tiverem oportunidade. “Eu acho que a união familiar deve acontecer diariamente, mas é importante que os pais participem da escola, com opiniões, críticas, sugestões, pois a instituição não pode fazer o papel de educar sozinha”, resume.