Hospital Universitário intensifica ações de prevenção da Gripe A

Funcionários da instituição irão participar de palestras e terão acesso às informações por meio de cartazes

- Atualizado em

Ações de prevenção contra a transmissão do vírus da Gripe A serão realizadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) para os funcionários da instituição. A primeira delas será uma palestra nesta quarta-feira, 15, ministrada pela médica infectologista Raquel Guimarães, coordenadora do NHE.

Além de palestras, os servidores do HUPAA terão acesso às informações sobre prevenção, transmissão, sintomas e tratamento, por meio de cartazes que serão distribuídos em locais estratégicos do hospital. A partir daí, a intenção é fazer com que tais medidas sejam adotadas tanto no ambiente de trabalho quanto no dia a dia dos funcionários.

Gripe A em Alagoas

De acordo com os profissionais do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, como a Gripe A é uma infecção viral de elevada transmissibilidade, sempre é necessário reforçar os cuidados preventivos contra a enfermidade.

Com isso, a convite da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau), profissionais do SCIH e do NHE participaram, no último dia 25 de julho, de uma capacitação para a influenza A (H1N1), onde a equipe do Estado informou que até a semana epidemiológica 28, foram notificados 15 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 4 descartados e 2 confirmados para gripe sazonal.

A equipe da Sesau destacou ainda que, apesar de 9 casos estarem sob investigação, até a semana epidemiológica 28, nenhum caso de Gripe A em Alagoas foi dado como confirmado.

O vírus H1N1: como se prevenir

Dentre as medidas de prevenção do vírus H1N1, as mais importantes são: fazer frequentemente e corretamente a higienização das mãos sempre utilizando lenços descartáveis para higiene nasal, além de cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e evitar passar as mãos nos olhos, nariz e boca.

Transmitido diretamente de pessoa para pessoa, o vírus da Influenza A (H1N1) se propaga por gotículas d'água e pequenas partículas durante a tosse ou espirro e penetra no organismo por meio das mucosas do nariz, da boca e dos olhos e já levou a óbito 254 pessoas este ano em todo o país.