Gestão busca saídas para retorno às atividades no Campus Arapiraca

Assinatura de termo de compromisso, construção de muro e projeto de ressocialização no presídio são algumas ações imediatas para melhorar a segurança

- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo apresenta ações para a comunidade de Arapiraca

Simoneide Araújo – jornalista

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha, os pró-reitores, alguns coordenadores e diretores de unidades acadêmicas de Maceió participaram de reunião, na quinta-feira (30), com a comunidade acadêmica do Campus Arapiraca. Eurico Lôbo apresentou ações que serão implementadas para melhorar a segurança naquela unidade, cujas atividades estão paralisadas há 150 dias.

Também foi feito o balanço de todas as ações realizadas até o momento na busca de resolver o problema da falta de segurança no campus, por causa de fugas de reeducandos do Presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza e invasão das instalações do campus. “É importante manter esse contato direto com a comunidade para que todos saibam que estamos juntos, buscando alternativas concretas e legais para o retorno às atividades com segurança”, justificou o reitor.

A defesa é pela volta ao Campus Arapiraca, uma vez que a proposta de locação de imóveis privados, apresentada pela direção da unidade, não pôde ser realizada devido a pendências legais. “Estamos na mesma direção dos anseios da comunidade de Arapiraca; não estamos numa quebra-de-braço. Esgotamos as possibilidades e a saída é voltar ao campus, desde que de maneira segura. Estamos empenhados e trabalhando para isso”, declarou.

Volta às aulas

Na reunião, realizada no Centro de Ensino Superior de Arapiraca (Cesama), Eurico Lôbo fez alguns encaminhamentos que vão favorecer a volta às aulas, com mais segurança, logo após o término da greve dos professores. A assinatura do termo de compromisso com o Governo do Estado; a construção de muro circundando o campus, cujos recursos já foram liberados pelo Ministério da Educação; a instalação de comissão para fiscalizar o andamento das ações previstas no termo e a implantação de ações de ressocialização no presídio nos moldes do que há em Maceió são alguns deles.

A previsão é que o governador Teotonio Vilela Filho, o reitor e representantes dos poderes Judiciário e Legislativo assinem o termo de compromisso na próxima semana. Isso vai garantir aumento do efetivo de agentes penitenciários, reforço da segurança com agentes especiais do Grupo de Operações Penitenciárias (GAP), além de viatura 24 horas e construção de nova cerca navalhada.

O termo de compromisso também vai garantir a doação da área do atual presídio para a universidade, assim que os reeducandos sejam transferidos para a nova unidade de segurança máxima que será construída em Craíbas.