Dezenas de alunos se preparam para intercâmbio no exterior

Reunião com reitor Eurico Lôbo e Assessoria Internacional marcou despedida de 78 alunos

- Atualizado em
Alunos e coordenadores de programas reunidos para receber orientações da Assessoria Internacional

Jhonathan Pino - jornalista

Com o passaporte na mão e muitos planos na cabeça, 78 alunos da Universidade Federal de Alagoas estiveram reunidos nesta quarta-feira, 29, para a última conversa com a Assessoria Internacional (ASI), antes do embarque para o exterior. Eles foram selecionados pelos programas Ciência Sem Fronteiras (CsF) e Licenciaturas Internacionais (PLI) para cursar parte de suas graduações em diversos países.

Portugal, Canadá, Austrália, Espanha e Reino Unido foram alguns dos destinos citados pelo assessor internacional Niraldo Farias, que ao lado do reitor Eurico Lôbo, da vice-reitora, Rachel Rocha, do coordenador do CsF na Ufal, Pedro Valentim e do assessor de relações internacionais do Estado, Eduardo Magalhães, deu as últimas orientações de intercâmbio para os selecionados.

O reitor Eurico Lôbo ressaltou que apesar da oportunidade do primeiro contato com o exterior, os estudantes estão preparados para enfrentar a nova realidade acadêmica. “Esse momento é absolutamente extraordinário para a universidade brasileira por representar a passagem do nosso Estado para um estágio de país desenvolvido. Esses programas são de grande enriquecimento e põem o país em real diálogo com o mundo”.

O professor Eduardo Magalhães falou da importância da apropriação da língua estrangeira para o desenvolvimento universitário e ressaltou que o primeiro passo para superar o choque cultural é pelo domínio do idioma alheio. “Não é uma simples festa de nações, trata-se de uma experiência capaz de fazer com que vocês transformem a universidade brasileira”, exaltou.

Receio e ansiedade

A experiência dos professores contrastava com a ansiedade dos alunos que ouviam atentamente as orientações do professor Pedro Valentin sobre a documentação necessária para a estadia, matrícula e a definição do plano de atividades das disciplinas.

Uma das ouvintes - Kamilla Brito - saiu de Arapiraca em busca de graduação em Engenharia da Produção, em Delmiro Gouveia, e acabou sendo a primeira selecionada do Campus do Sertão para estudar fora do país. No dia 9 de setembro ela embarca para Coimbra pelo Ciência sem Fronteiras. “Quero sugar bastante o conhecimento adquirido lá e trazer essas experiências para o Campus do Sertão”, diz a estudante.

Outras duas alunas que embarcam para Europa no início do mês é Carolina Montanheiro e Lícia Holanda, de Engenharia Civil do Campus Maceió. Carolina vai para a Universidade de Roma III, após tentativas frustradas em outras duas universidades. Enquanto Lícia teve sua primeira proposta aceita. “Escolhi a Universidade de Coimbra por ter a área de meu interesse, “Energia para Sustentabilidade”.

Coimbra também é a cidade destino dos sete alunos de Educação Física dos campi Arapiraca e Maceió. Eles fazem parte da terceira turma selecionada do curso pelo PLI e devem utilizar da união para enfrentar essa nova jornada. “Queremos morar todos numa casa só. No início devemos ficar em pousadas, mas vamos procurar um local para ficarmos”, relata Marcelo Duarte, aluno do Campus Arapiraca.

Além da Educação Física, os cursos de Química e Física enviam outros sete alunos para Portugal. Os estudantes são oriundos de escolas públicas no Ensino Médio e estão cursando segundo período de cursos de licenciatura. “No final vocês vão voltar pessoas diferentes e melhores, serão capazes de discernir e julgar o melhor para vocês e para a nossa Universidade”, ressaltou a vice-reitora Rachel Rocha.