Ministério da Cultura produz Plano Nacional de Cultura

Objetivo é traduzir as 53 metas do Plano para a sociedade de forma lúdica e didática, usando de imagens e textos sintéticos

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), o Ministério da Cultura (MinC) produziu uma publicação sobre as metas do Plano Nacional de Cultura. O plano conta com 53 metas e com tal publicação, o Ministério busca traduzi-las para a sociedade brasileira de forma lúdica e didática.

Aprovadas em dezembro de 2011, as metas foram construídas em um esforço coletivo, que envolveu a sociedade civil e todas as unidades do Sistema do Ministério da Cultura e, nesta publicação, elas são apresentadas com textos sintéticos e imagens que contribuem para uma fácil compreensão.

Vale reforçar que o lançamento desta publicação representa um importante passo para a consolidação do Plano Nacional de Cultura e que o material deverá ser disponibilizado em formato impresso e digital, por onde os interessados poderão fazer o download no site do Ministério da Cultura. A cartilha pode ser vista clicando aqui.

Saiba mais sobre o Plano

O Plano Nacional de Cultura estrutura-se em três dimensões culturais: a cultura como expressão simbólica; como direito de cidadania e cultura como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade e essas dimensões se desdobram dentre as 53 metas da cartilha.

As metas têm até o ano de 2020 para serem cumpridas e concretizam as demandas expressas nas 275 ações do Plano, que representam os anseios de milhares de brasileiros e brasileiras, participantes de conferências e fóruns realizados no Brasil desde 2003.

Com isso, o PNC reflete o esforço coletivo para assegurar o total exercício dos direitos culturas da população e o alcance dessas metas depende, também, da participação dos estados e municípios do país, que devem criar seus planos de cultura e concretizar o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Ao usar de imagens e textos para uma melhor compreensão, a apropriação do Plano pelos cidadãos e gestores públicos e privados deverá ser mais facilitada e, com isso, incorporar a discussão sobre políticas públicas de cultura no debate das próximas eleições municipais.

Distribuição de exemplares

Tornando pública as 53 metas do Plano, o Ministério da Cultura pretende estimular gestores públicos estaduais, municipais e do Distrito Federal; cidadãos, artistas, representantes de culturas tradicionais e populares, produtores e consumidores da cultura a fim de que os mesmos possam saber como irão contribuir com cada uma delas.

Para isso, exemplares serão enviados para todos os estados e municípios do Brasil, aos conselhos de cultura, às universidades, pontões de cultura e aos parlamentares das comissões de frente de cultura do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas, com a intenção de que a publicação possa atingir seus objetivos.

Você pode enviar um e-mail para pnc@cultura.gov.br

Mais informações: (61) 2024-2026.