Destaque Ambiental 2012 contempla docentes da Ufal

Professoras Alba Correia e Rochana Andrade foram premiadas por suas pesquisas em parceria com outras instituições e pesquisadores

- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

Trabalhar, pesquisar, formar parcerias, participar ativamente e contribuir cientificamente pela preservação do meio ambiente renderam às professoras Alba Correia, do Centro de Educação (Cedu) e Rochana de Andrade, do Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas, o Prêmio Destaque Ambiental 2012, iniciativa do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Em sua sexta edição, o Prêmio Destaque Ambiental homenageia anualmente pessoas que se destacaram no Estado em atividades voltadas à preservação ambiental. O prêmio integra o calendário de ações promovidas pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, comemorado em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A militância de Alba Correia na área de meio ambiente vem desde a realização da Rio 92, antes mesmo de ingressar na Ufal, em 1995,  como docente da área de educação. Integrando a equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, agregando a formação de educadora com ações na área, ela coordenou em 1993, a criação nesse mesmo órgão,  do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

À frente do NEA estadual, a lição posta em prática foi ter a consciência da necessidade de integração institucional para as ações na área ambiental. E o primeiro passo foi a promoção de curso de Educação Ambiental envolvendo Ibama, Secretaria Estadual de Educação, a então Escola Técnica Federal de Alagoas (Etfal) e a Ufal. "Essa ação objetivou a formação da Coordenação Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), dentro da Política Nacional do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente essa coordenação está na estrutura administrativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos “, enfatizou.

O Prêmio Destaque Ambiental não é uma novidade para a Universidade Federal de Alagoas. Na quarta edição, em 2010, um dos premiados foi o professor e pesquisador Márcio Barbosa, do Centro de Tecnologia (Ctec), pelos relevantes estudos científicos desenvolvidos no Estado na área de meio ambiente.

Para a Ufal a professora Alba Correia trouxe a experiência e a vontade de um trabalho coletivo que resultou em 1997 na criação do Núcleo de Educação Ambiental da instituição, posteriormente transformado em Núcleo Temático. "Ressalto a importância e o empenho do grupo de professores representantes de unidades acadêmicas para transformação do NEA em um Núcleo Temático", destacou a coordenadora.

Além da participação de pesquisadores docentes e alunos, as atividades do Núcleo contam com a parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Pró-reitoria Estudantil (Proest), Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Museu de História Natural e Universidade Aberta do Brasil (UAB). "O Prêmio Destaque Ambiental é um reconhecimento ao trabalho de um conjunto de educadores que entende que a integração institucional e a formação da juventude são as as grandes estratégias da sustentabilidade do desenvolvimento", destacou a educadora Alba Correia.

Ação coletiva

Para a pesquisadora e geóloga Rochana de Andrade o Prêmio Destaque Ambiental representa também o reconhecimento do Instituto do Meio Ambiente (IMA)e do Governo do Estado às pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de Alagoas. É extensivo a todos que integram as ações na área de meio ambiente, como o Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema/Ufal), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Universidade Federal de Pernambuco.

Estudiosa da área de geologia sedimentar e ambiental, Rochana de Andrade é autora do capítulo sobre Alagoas que integra o livro "Erosão e Progradação da Linha da Costa", lançado em 2001 pelo Ministério do Meio Ambiente, que tem a participação de pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do país.

Em 2011, o Senado Federal lançou o livro sobre o Rio São Francisco em Alagoas, e Rochana é uma das autoras do capítulo sobre "Ocupação do espaço dos municípios ribeirinhos ao longo do Rio São Francisco", em parceria com o professor Douglas Apratto Tenório e a museóloga Carmem Lúcia Dantas.

A trajetória acadêmica de Rochana de Andrade é marcada pela contribuição científica ao meio ambiente de Alagoas. É o caso da pesquisa que coordena há um ano nas bacias dos rios Paraíba e Mundaú, cujos vales foram atingidos pelas enchentes de 2010, deixando centenas de desabrigados em vários municípios alagoanos. A pesquisa conta com a participação de alunos dos cursos de Geografia e de Engenharia de Agrimensura da universidade e tem conclusão prevista para o final deste ano.

A pesquisadora é responsável pelo desenvolvimento de mapas geoambientais, estudo que norteia as prefeituras de São José da Laje, Santana do Mundaú, Murici, Rio Largo, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Capela, Atalaia e Pilar sobre a ocupação urbana nos vales dos respectivos rios.

“Além de ser área de preservação ambiental, a ocupação dos vales põe em risco as populações ribeirinhas, como ocorreu nas enchentes de 2010. Aproveito essa oportunidade para fazer um agradecimento especial aos pesquisadores Jovesi de Almeida, Maria do Rosário de Oliveira, Ricardo Queiroz e Benício Monte Omena pela parceria e à Universidade Federal de Alagoas por apoiar e oportunizar a minha formação acadêmica”, destacou Rochana Andrade.