Ufal mantém dias 4 e 5 de julho para confirmação de matrícula dos "feras"

Após este período, Universidade fará nova chamada para inscritos no Sisu

- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) alerta aos alunos com ingresso apenas no segundo semestre de 2012, que permanecem inalterados os dias 4 e 5 de julho - quarta e quinta-feira - para confirmação da matrícula, conforme editais de convocação publicados pela Prograd  e Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade Federal de Alagoas, no início deste ano. O aluno deve se dirigir à coordenação de curso de sua respectiva unidade de ensino, com documento de identificação oficial, para assinar a lista confirmando a matrícula. Veja o Edital na íntegra.

O coordenador de Cursos de Graduação da Prograd, professor Alexandre Marques, informa  que nova convocação para preenchimento de vagas ociosas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em vigor na instituição, só ocorrerá após o período determinado para a confirmação da matrícula dos alunos que ingressarão no segundo semestre de 2012.

“A Ufal já fez sete convocações de candidatos para preenchimento de vagas, sendo que a última (quinta lista de espera) ocorreu exclusivamente para os candidatos que concorreram a cursos no Campus do Sertão. O SiSU é um sistema que gerencia a oferta das vagas de graduação nas Instituições de Ensino Superior e é disponibilizado para todos os candidatos que fazem o Enem", diz.

Atualmente funcionam nos três campi da Ufal - Maceió, Arapiraca e Sertão - 81 cursos de graduação na modalidade presencial e, à exceção do curso de Música, que exige como requisito prova prática, os demais estão cadastrados no SiSU.

O pró-reitor de Graduação, professor Amauri Barros, enfatiza que este ano a Ufal aderiu integralmente ao SiSU, ofertando 5.128 vagas nos seus cursos de graduação (licenciaturas e bacharelados diurnos e noturnos) somente para candidatos oriundos do Enem. “Vale lembrar que desde 2009, a Ufal passou a ofertar as vagas remanescentes do seu tradicional Processo Seletivo Seriado (PSS), aos candidatos que tinham participado do Enem”, destaca Amauri Barros.

O processo de ingresso em um curso superior da Ufal é feito por meio do Enem e após a divulgação do resultado todos os candidatos têm que se inscrever no SiSU, escolhendo no máximo dois cursos na mesma instituição ou em instituições distintas. Ao entrar no sistema, o candidato tem uma ideia inicial de quais cursos ele tem condições de ingresso, dentro da pontuação obtida. No ano letivo de 2012 a Ufal registrou no SiSU um total de 98.417 candidatos inscritos.

Com inscrições encerradas recentemente, conforme balanço do Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos no País para o Enem deste ano chega  a 6.497.466 candidatos. O calendário das provas do Enem 2012 é o seguinte: dia 3 de novembro (Ciências Humanas e suas Tecnologias/Ciências da Natureza e suas Tecnologias); e dia 4 de novembro (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação/Matemática e suas Tecnologias). A  divulgação do gabarito será no dia 7 de novembro de 2012 e o resultado final individual está definido para o dia  28 de dezembro.

Positividade da seleção

O pró-reitor Amauri Barros e o coordenador de Graduação, Alexandre Marques, consideram a procura de candidatos de outros Estados por cursos da Ufal um aspecto positivo, porque demonstra a qualidade da instituição. Isso também facilita o acesso e permanência de candidatos alagoanos em cursos fora do Estado

A ampliação dos locais de realização das provas, bem como a redução nos dias de realização das mesmas são apontados como fatores positivos pelo professor Amauri Barros. “No último PSS 2010 eram apenas 9 cidades como locais do exame e já no Enem 2011, para ingresso em 2012, a seleção ocorreu em 23 municípios alagoanos, sem falar que se reduziu de quatro para dois, os dias de prova”, frisa o pró-reitor. Vale destacar  também que o Enem possibilita aos candidatos com mais de 18 anos de idade a certificação do Ensino Médio.

A implantação do novo sistema de ingresso na Ufal registrou em 2012 maior procura para todos os cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas. A concorrência praticamente triplicou em todos os cursos de graduação. Essa realidade é bastante positiva para Alagoas, que continua carente na formação de recursos humanos na área de educação.

Acesse editais de Convocação de Confirmação de Matrícula.