Ex-alunos retornam à universidade como servidores públicos

Instituição abre as portas para novos servidores com histórias marcantes dentro da academia

- Atualizado em
Em juramento, servidores firmam compromisso com a instituição

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A semana começou com muita emoção para seis ex-alunos da Universidade Federal de Alagoas. Após passarem anos como alunos da instituição, eles retornam à academia com a missão de contribuir com a formação de mais de 24 mil estudantes. Empossados pelo reitor Eurico Lôbo na última sexta-feira, 22, eles reafirmaram o compromisso com a sociedade alagoana e a responsabilidade em fazer parte da maior instituição de ensino superior de Alagoas.

Pela segunda vez, entrar na Ufal é uma conquista para Francinese Vieira, Jefferson Lima, José Henrique da Silva, José Maurício Carnaúba, Márcio Nunes e Paulo Costa. O vínculo dos novos servidores com a universidade permitiu à cerimônia de posse momentos além das formalidades obrigatórias, como a leitura dos princípios éticos da instituição e o juramento de compromisso com a universidade. Emocionados com a nova conquista, todos destacaram a vontade de contribuir com as transformações que a Ufal realiza no Estado de Alagoas.

José Henrique da Silva é o mais recente técnico em contabilidade da instituição, mas sua trajetória pela universidade é longa e cheia de significados. Além de graduado pela Ufal, Henrique atuou, durante anos, no grupo de mobilização e de organização comunitária do projeto Conexões de Saberes, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) cujo objetivo é oferecer a jovens pré-universitários em situação de vulnerabilidade socioeconomica a oportunidade de produzir conhecimento.

“Para mim, o Conexões de Saberes foi um avanço do ponto de vista acadêmico e profissional. Por meio desse programa eu entendi o que é inclusão social e qual é o papel da universidade. Eu tive a oportunidade de vivenciar o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão”, salientou Henrique.

Em sua caminhada, José Henrique da Silva contribuiu com a inserção de jovens no ambiente acadêmico para que também vivenciassem as mesmas transformações sociais que a universidade propicia. Filho de empregada doméstica, o técnico em contabilidade agradece à mãe e aos professores por ajudá-lo a não desistir dos próprios sonhos e deixa um aviso repleto de expectativas. “Espero, em breve, ser empossado como docente da universidade”, revelou.

Jefferson Lima vive situação semelhante. Ele também assume o cargo de técnico em contabilidade e vem de uma jornada no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). Por isso, destaca que já se sente parte da universidade. Já Paulo Costa, que sempre foi aluno engajado nos projetos de iniciação científicia e à docência, assume o cargo de técnico em assuntos educacionais e entra na Ufal com a missão de fomentar o conhecimento entre os estudantes.

Para Eurico Lôbo, cada servidor tem papel fundamental na construção de uma universidade de qualidade e comprometida com a sociedade. O reitor avaliou o crescimento da instituição nos últimos anos e destacou que os próximos passos dependem do esforço coletivo de todos.

“Nós precisamos do engajamento coletivo para que a universidade caminhe bem, pois o que a universidade poderá ser depende de nós. Ela pode ser melhor e estamos nos esforçando para isso. É necessário o nosso comprometimento com o coletivo e com a sociedade, por sermos uma instituição que permite o crescimento pessoal e local livre para pensar, idealizar projetos e encaminhá-los. Se queremos construir uma sociedade melhor, a gente tem que colocar a mão na massa, porque só a educação transforma e cria oportunidades”, refletiu Eurico.