Campus do Sertão vai sediar evento internacional

A realidade do semiárido será discutida mais uma vez em Alagoas. A próxima edição acontece em Delmiro Gouveia, no Campus do Sertão

- Atualizado em
Equipe do Congresso do Semiárido | nothing
Equipe do Congresso do Semiárido

Manuella Soares - jornalista

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas ganhou a concorrência com a Uneb, Uneal, e UFPE para sediar o  II Congresso Internacional da Realidade Semiárida em 2014. O evento é realizado a cada dois anos e a primeira edição aconteceu de 5 a 8 de junho, no Campus Arapiraca.

O professor Fernando Pinto Coelho participou do congresso e agradeceu aos alunos do curso de Geografia que reforçaram a campanha para levar o evento ao sertão. Ele conta que todo o esforço valeu a pena ao receber a notícia que daqui a dois anos as discussões sobre o semiárido serão em Delmiro Gouveia.

“Quando me dada a vez de falar, me emocionei e quase não conseguia falar, senti como se a 'Copa do Mundo' do semiárido agora fosse em Delmiro Gouveia. O nível do evento foi de acentuada reflexão das contradições e possibilidades socioeconômicas para um novo sertão. Como membro da comissão organizadora do evento estou acolhendo propostas de temas e indicação de palestrantes relativos ao semiárido de todos os cursos”, disse.

Apoios

O congresso é patrocinado pelo CNPq, Embrapa, Chesf, Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Agência Nacional de Águas (ANA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O evento contou com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Núcleo de Estudos Experimentais do Semiárido da Ufal/CNPq, das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação, além do Governo de Alagoas.