Usina Coruripe, Arboretum e Sempma doam mudas de árvores para Ufal

Cada uma será plantada em homenagem às pessoas assassinadas no Estado; bosques serão instalados em Maceió, dia 13, e em Delmiro, dia 15 de junho

- Atualizado em
Ruth Vasconcelos e Flávia Barros, do Arboretum, na estufa onde estão as mudas | nothing
Ruth Vasconcelos e Flávia Barros, do Arboretum, na estufa onde estão as mudas

Simoneide Araújo – jornalista

Duas mil e setecentas espécies nativas da Mata Atlântica e da Caatinga serão plantadas na Universidade Federal de Alagoas, nos bosques do Programa Ufal em Defesa da Vida, que vai homenagear as vítimas da violência, assassinadas em Alagoas. As mudas foram doadas pela Usina Coruripe, pelo Arboretum e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sempma).

A instalação dos bosques faz parte das atividades do 11º Ato do Ufal em Defesa da Vida que, este ano, traz o tema “A dor que os números não revelam”. No dia 13 de junho, a solenidade será no Campus A.C. Simões, em Maceió, e dia 15 de junho, no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.

De acordo com a coordenadora do programa, Ruth Vasconcelos, o 11º Ato vai homenagear as pessoas assassinadas em Alagoas. Ela faz um apelo para que a sociedade participe e conte a história de parentes ou amigos vítimas da violência no Estado. “Se você conhece alguém que foi assassinado, acesse o portal da Ufal (www.ufal.edu.br), clique no banner virtual nos destaque da página e dê seu depoimento. É importante que cada um conte sua história para que possamos manter viva a memória das pessoas assassinadas”, solicitou.

Em Maceió, a área onde o bosque será implantado está sendo preparada e, de acordo com a arquiteta Marlise Carvalho, o setor de Arquitetura da Superintendência de Infraestrutura da Ufal  fez as indicações onde as mudas serão plantadas, seguindo o projeto paisagístico, elaborado pelo professor Bianour Monteiro.

Parcerias nas rádios

A professora Ruth Vasconcelos conseguiu a parceria do Instituto Zumbi dos Palmares para divulgação do 11º Ato do Ufal em Defesa da Vida nas rádios Educativa e Difusora. O spot está sendo veiculado nas duas emissoras, mas a coordenadora pede a colaboração das demais existentes no Estado para fazer o chamamento da sociedade. “Precisamos contar com o apoio de todos. É importante que familiares e amigos contem as histórias das pessoas assassinadas para manter viva a memória de cada uma das vítimas”, completou.

Quem quiser conhecer as ações do Ufal em Defesa da Vida pode acessar o blog do programa (ufalemdefesadavida.blogspot.com.br). Para ouvir o spot que está sendo veiculado nas rádios Educativa e Difusora é só clicar no arquivo abaixo.