Unidade de Penedo lança Programa Empreendedor

A iniciativa tem como objetivo desenvolver conhecimentos e habilidades empreendedoras e conta com o apoio de alunos da Ufal em Penedo

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo e Jhonathan Pino - jornalista

O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unidade de Penedo lança nesta sexta-feira, 11, o “Programa Miniempresa: Preparando hoje os empreendedores de amanhã”. Coordenado pelo professor Sandro Medeiros, o programa tem início às 19h30 no Sebrae do município e proporcionará aos estudantes dos cursos de Turismo e Engenharia de Pesca desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras.

Desenvolvidas em jornadas semanais, em um total de quinze semanas, as aulas do projeto serão realizadas sempre aos sábados, no horário das 8h às 11h30, na sede da Unidade de Penedo e irá proporcionar aos acadêmicos uma experiência prática em gestão de negócios, nos modos organizacionais e operacionais de uma empresa. O programa será realizado a partir de parceria entre a Unidade e o Junior Achievement.

Os participantes irão aprender a lidar com conceitos relacionados aos fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial por meio da metodologia do “aprender fazendo”, onde cada um atuará ao mesmo tempo como empresário, acionista, gestor e trabalhador nas áreas de produção e vendas. A iniciativa conta ainda com a participação de profissionais voluntários de diversas áreas, como marketing, finanças, recursos humanos e produção.

Considerado um dos mais eficientes programas de desenvolvimento empreendedor em todo o mundo, o Miniempresa pertence à empresa Junior Achievement, que está presente, hoje, em 123 países pelo mundo. No Brasil, ela tem sede em todos os estados e também no Distrito Federal, atuando com cerca de 3 milhões de participantes.

Junior Achievement em Alagoas

Em Alagoas, a empresa Junior Achievement foi instaurada no ano de 2005 e, desde então, já beneficiou quase 23 mil estudantes de escolas públicas e privadas da capital, por meio de seus programas de empreendedorismo e cidadania. Em março deste ano, após parceria entre Ufal, Sebrae e Prefeitura Municipal de Penedo, a empresa fez do município a primeira localidade do interior a receber seus programas.

Com quase dois meses de atuação na cidade, a Junior Achievement alcançou mais de 500 alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental, além de contar com a participação ativa dos estudantes dos cursos de Engenharia de Pesca e do curso de Turismo da Ufal em Penedo, que se candidatam como voluntários dos programas que serão trabalhados.