Ufal participa do I Seminário de Estágio Supervisionado

Evento será realizado pelo Ifal – Campus Maceió a partir do dia 4 de junho

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se prepara para participar do I Seminário de Estágio Supervisionado, que será realizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal – Campus Maceió) em parceria, também, com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Secretaria da Educação de Alagoas, a partir do dia 4 de junho. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 2 de junho. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço seminarioestagio2012@yahoo.com.br com nome completo, a categoria (professor ou aluno) e a instituição a que pertence.

O evento tem como tema “Integração e Aprendizagem” e está previsto para iniciar às 8h30, com a participação da Diretora do Ifal em Maceió, Jeane Maria de Melo; e de Maurício dos Santos Correia, coordenador da área de Ciências Humanas do Instituto e um dos organizadores do seminário. É também no primeiro dia que a Ufal estará representada por alunos que irão apresentar relatos e trabalhos relacionados às atividades desenvolvidas nos estágios supervisionados.

Já no segundo e terceiro dias, o Centro de Educação da Ufal estará representando a universidade com palestras em temas variados. A professora Maria Aparecida Viana irá falar sobre “Estágio e Docência: diferentes concepções, uma proposta integrada no Curso de Pedagogia a Distância”; a professora Edna Telma Fonseca irá apresentar a palestra “Educação geográfica: entre saberes e fazeres” e a professora Andreza Fabrízia Pinheiro discorrerá sobre “Educação Inclusiva: Formação e práticas docentes”.

Sobre o Seminário

Com o objetivo de favorecer a troca de experiências vivenciadas nos estágios das licenciaturas, estimular, ampliar e consolidar as discussões acadêmicas sobre formação e prática docente, as questões que envolvem o cotidiano das escolas campo de estágio, como também, as atuais perspectivas que envolvam o ensino, a equipe do evento espera possibilitar o aprimoramento da formação docente e uma maior interlocução entre as diversas áreas do conhecimento entre as instituições de Ensino Superior e dessas com as escolas campo do estágio.

O I Seminário de Estágio Supervisionado é uma iniciativa do professor Maurício dos Santos Correia,  coordenador da área de Ciências Humanas e do Professor Denis Rocha  Calazans, ambos do Ifal e da professora Jacqueline Praxedes de Almeida, coordenadora do Estágio Supervisionado da Licenciatura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Ufal .