Ufal muda estrutura dos portais para disponibilizar melhor informações

Portal da Transparência já atende à lei de acesso à informação pública, que entra em vigor no dia 16 de maio

- Atualizado em
Reitor assiste a apresentação das mudanças nos portais

Simoneide Araújo – jornalista

A comissão responsável pela reestruturação dos portais da Universidade Federal de Alagoas apresentou ao reitor Eurico Lôbo, na última sexta-feira (4), as mudanças propostas para melhor disponibilizar as informações on-line. Também foi reformulado o Portal da Transparência, para atender às exigências da Lei 12.527, que entrará em vigor no 16 de maio.

De acordo com o coordenador da comissão, Alexandre Marinho, os portais foram lançados em novembro de 2011, mas precisaram de alguns ajustes e mudanças para atender às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. “Reorganizamos a estrutura e criamos uma arquitetura mais prática e funcional. Também disponibilizamos, no portal geral, informações sobre a área de extensão e deixamos dados relevantes e específicos para estudantes e servidores nos respectivos sites. Agora ficou mais fácil localizar o que se procura”, explicou. Para Marinho, a proposta é melhorar sempre e buscar soluções para atender bem aos usuários.

O reitor aprovou a nova estrutura e parabenizou o grupo do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e dos demais setores envolvidos no processo. “Temos uma equipe muito boa. São pessoas jovens que entraram há pouco tempo na Ufal, vestiram a camisa e assumiram responsabilidades e muitos desafios. Além de tudo são bastante proativos”, ressaltou.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência, antigo Portal do Gestor, mudou de nome e passou a ter mais informações disponibilizadas. O servidor Jouber de Lima Lessa disse que a Ufal está bem em relação às exigências da lei de acesso à informação pública, mesmo antes da norma entrar em vigor. Eurico Lôbo parabenizou o trabalho de Jouber, do NTI e da equipe que está à frente do Portal da Transparência e destacou a importância do grupo na estrutura da universidade.

A equipe que fez o trabalho de reformulação dos portais é formada por servidores do NTI, das pró-reitorias, do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) e da Assessoria de Comunicação (Ascom). Da reunião com o reitor, além de Alexandre Marinho e Jouber Lessa, também participaram Diogo Cabral, do NTI; Neide Nobre e Elivaldo Júnior, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep); Adso Levi Mendes, do DCF; Alex Renner Santos, da Pró-reitoria Estudantil (Proest); Bruno Morais, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep); e Simoneide Araújo, da Ascom.