Top China Santander divulga resultado

Pela primeira vez, um representante do Campus do Sertão participa do intercâmbio

- Atualizado em

Lenilda Luna - jornalista

A Assessoria de Intercâmbio Internacional da Ufal divulgou, nesta sexta-feira, 11, o resultado da seleção do Programa Top China. Os selecionados para a edição 2012 são: Augusto César de Jesus Santos, aluno de Engenharia de Produção do Campus do Sertão; Danielly Pierozan Cortes, de Engenharia Química do Campus Maceió, e o professor Arno Maschmann de Oliveira, do curso de Geografia. "Os selecionados estão de parabéns porque foram quase setenta inscritos para apenas três vagas. O processo de escolha foi rigoroso, com relação à produção acadêmica e também na exigência de bom domínio do inglês", ressalta José Niraldo de Farias, assessor de intercâmbio internacional.

A Ufal participa do Top China desde a o início, em 2009. Nesta 4ª edição, o tema é “Meio ambiente e Urbanismo”, com o objetivo de "promover o debate de temas de interesse global para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da humanidade nos ambientes urbanos do futuro". Segundo o assessor internacional da Ufal, esse é um programa de intercâmbio internacional pioneiro. "É  comum que os estudantes busquem intercâmbio na Europa ou Estados Unidos, mas o Top China foi uma grande iniciativa do Santander, por estreitar laços entre comunidades acadêmicas de culturas bem diferentes, e por isso mesmo com uma forte característica de interesse em temas globais", destaca Niraldo.

Este ano, os participantes do intercâmbio vão ficar durante 3 semanas  em duas universidades chinesas: Pequim e Shanghai Jiao Tong. "Estamos felizes pela participação de um aluno do Campus do Sertão. É importante que todas as unidades da Ufal tenham a oportunidade de participar deste programa. Os alunos e professores estão se destacando positivamente nesse intercâmbio, e voltam com relatos de como a experiência contribui para o crescimento pessoal e acadêmico de cada um", ressalta Niraldo.

Nessa edição, foram disponibilizadas três bolsas na Ufal, sendo duas para alunos e uma para docente, todos com fluência em inglês. Foram inscritos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Ciências Sociais, Meteorologia e Economia. Os selecionados vão participar do curso sobre Meio Ambiente, Urbanismo e Sociologia sob a perspectiva da Sustentabilidade na Universidade de Shanghai Jiao Tong e Pequim no período de 8 a 28 de julho.

Além de cobrir despesas de passagem, alimentação e hospedagem, o Programa Top China oferece ajuda de custo no valor de R$ 528,78, correspondente a US$ 300 por participante.

Veja como foi a participação da Ufal na edição do ano passado aqui