Reunião discute materiais didáticos para disciplinas de língua estrangeira

Equipe da CIED se reúne para discutir produção de materiais didáticos para disciplinas de língua estrangeira semi-presenciais e a distância

- Atualizado em
Equipe reunida na Prograd | nothing
Equipe reunida na Prograd

A reunião, realizada na última quarta-feira, 23, analisou a produção de materiais didáticos utilizados nos cursos a distância e semi-presenciais de língua estrangeira de espanhol e inglês, nos módulos oferecidos em extensão; formação continuada para professores e técnicos administrativos e alunos da Ufal.

A reunião envolveu as pró-reitorias de Graduação, de Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação, além de representantes da Faculdade de Letras, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), buscando alinhar as demandas dos cursos de línguas para atender ao Programa Ciências sem Fronteiras e às necessidades da graduação e pós-graduação.

A iniciativa surgiu devido a grande reprovação de estudantes nas provas de proficiência em línguas (TOEFL, IELTS, ESOL, e Cambridge Proficiency in English), necessárias para fazer a seleção no programa Ciências sem Fronteiras e aprovar intercambistas de estágios ou especializações no exterior.

O professor Pedro Valentim apresentou dados demonstrando que existe uma grande demanda de alunos para o programa e que, portanto, é preciso fazer um trabalho de capacitação. Segundo o professor Luis Paulo Mercado, a proposta é trabalhar materiais didáticos de forma inovadora, utilizando tecnologias da informação e comunicação, além de recursos de hipermídia através de ambiente online, que tenha como diferencial o uso da autoria, onde os alunos possam produzir conteúdos e disponibilizar no ambiente, promovendo atividades práticas, motivação e interesse.

O NEES apresentou o projeto UFALinguas – Sistema Adaptativo para o Ensino de Linguas, que utilizará o ambiente MeuTutor.com.br (http://meututor.com.br) , coordenado pelo professor Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto, desenvolvido no Instituto de Computação. O ambiente virtual de aprendizagem Meu Tutor será utilizado para disponibilizar os cursos de espanhol e inglês propostos pela Cied.

O pró-reitor de Graduação, professor Amauri Barros, destacou o interesse para que o curso seja utilizado não só na modalidade online, mas também na graduação presencial. A intenção é ampliar a ideia apresentada pela Cied para todos os cursos da Ufal.