Projeto promove interação de alunos de escolas públicas com as artes

Circuito de Arte e Cultura da Ufal dá continuidade às suas ações em maio com foco em atividades relacionadas à dança

- Atualizado em
Alunos do colégio Agnes assistem às apresentações de Teatro, em Março | nothing
Alunos do colégio Agnes assistem às apresentações de Teatro, em Março

Renata Menezes, estudante de Jornalismo

A primeira performance do mês será apresentada pelo estudante Edson Fofão, na quarta-feira,  16, e é fruto de sua pesquisa acerca do frevo, utilizado para a composição de suas criações como bailarino, que incluem um estudo rítmico em que o estilo é adaptado para coreografar ritmos como o forró e a valsa.

Na sequência, Carlos Costa apresentará “O outro”, performance  inter e transdisciplinar que transita entre os campos da Antropologia, Literatura, Religião, Gênero e Sexualidade. Segundo Carlos, a ideia para a criação da apresentação surgiu após sua participação no concurso miss gay, que lhe trouxe questionamentos acerca da situação do homossexual na sociedade. “Conheci casos de pessoas que foram impossibilitadas de estudar ou trabalhar devido às transformações feitas no corpo”, conta o dançarino.

Outras seis apresentações de estudantes de Dança serão realizadas abordando temas variados que se relacionam à sociedade. Para Carlos Costa, essas apresentações são importantes para que entendam que a função da dança vai além do entretenimento. “Existe um embasamento teórico na academia, é possível contar histórias e abordar diversos temas a partir da dança, que auxilia em diversos âmbitos da vida e trabalha não só o corpo, como também a mente”, completa Carlos.

Além de assistir às apresentações artísticas, os estudantes das oito escolas participantes irão realizar visitas aos equipamentos culturais da Universidade (Museu Théo Brandão, Pinacoteca e Espaço Cultural), o que pretende estimular o conhecimento de arte por parte desses jovens.

Sobre o projeto

Tendo em vista os baixos índices de consumo de elementos culturais em Alagoas, o objetivo do projeto Circuito Ufal de Arte e Cultura é garantir o acesso de estudantes de comunidades periféricas aos equipamentos de arte e cultura que são mantidos pela Universidade, oferecendo-lhes um espaço democrático e interdisciplinar para fruição, vivência e reflexão acerca de temas pertinentes ao universo amplo da cultura.

As atividades do projeto começaram em março e consistem na visitação ao Museu Théo Brandão, à Pinacoteca e ao Espaço Cultural, onde são realizadas apresentações artísticas produzidas pelos integrantes dos cursos de Dança, Música e Teatro, em parceria com seus professores, exibição de curta-metragem e bate-papos sobre processo de criação.

Além dos benefícios gerados para o público-alvo, o Circuito tem como consequência o estreitamento da relação dos cursos da Ufal com a sociedade, permitindo que os alunos dos cursos de artes possam expressar suas produções sob o olhar crítico de uma plateia.