Programa Escola de Gestores debate sobre a escola pública contemporânea

A palestra teve como tema a Escola Pública Contemporânea e lotou o auditório do Espaço Cultural


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Auditorio do Espaço Cultural ficou lotado para aula inaugural do Escola de Gestores

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Cedu/Ufal) realizou no último sábado, 26, a aula inaugural do Curso de Especialização Escola de Gestores  no auditório do Espaço Cultural Universitário, que ficou lotado para receber os estudantes que assistiram à palestra sobre “A Escola Pública Contemporânea: Desafios e Contribuições dos Gestores Escolares”, ministrada pela professora Sandra Regina Paz.

O projeto é um convênio entre o Cedu, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria da Educação do Estado (SEE/AL) e têm como objetivo oferecer a Especialização em Gestão a 400 gestores em exercício nas redes públicas, tanto municipais, quanto estaduais. A partir daí, o MEC espera melhoria dos índices educacionais das escolas das quais o programa irá atender.

O curso

O programa nacional “Escola de Gestores da Educação Básica Pública” faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu por conta de uma necessidade em se construir processos de gestão escolar que fossem compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, com base nos princípios da moderna administração pública e dos modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino.

Assim, o programa busca qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir da oferta de cursos de formação a distância e tal formação é feita por uma rede de universidades públicas, que são parceiras do MEC, com o objetivo de formar gestores de especialização (lato sensu) educacionais efetivos das escolas públicas, contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva de gestão democrática e de efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o link.