Pró-reitoria de Extensão convoca alunos do Conexões de Saberes

Prazo para que os alunos se apresentem, que seria encerrado em 30 de maio, foi prorrogado até 30 de junho.

- Atualizado em
Diego Galdino, 26 anos, é um dos jovens beneficiados pelo Conexões de Saberes | nothing
Diego Galdino, 26 anos, é um dos jovens beneficiados pelo Conexões de Saberes

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas convoca os alunos aprovados no curso pré-vestibular comunitário do Programa Conexões de Saberes, entre os anos de 2006 e 2012, até o dia 30 de junho. O objetivo é buscar desenvolver projetos de permanência com qualidade para estudantes de espaços populares.

Segundo o coordenador de extensão da Ufal, José Roberto Santos, a intenção é reunir os cerca de 600 alunos integrantes do programa. “Pretendemos oferecer a oportunidade de eles participarem de capacitações em políticas públicas, pesquisa participativa e produção de textos para que eles possam desenvolver pesquisas em seus espaços de moradia", enfatizou.

O professor também destaca a importância do Conexões de Saberes na vida dos jovens. “Isso significa que, além do acesso, é necessário engajá-los em projetos que permitam uma permanência com qualidade na Universidade de forma que eles possam publicar trabalhos científicos. Isto será um  grande diferencial no final de seu curso”, finalizou.

Para obter mais informações sobre essa iniciativa, é só entrar em contato pelos números: 3214-1078 e 3214-1305.

Evolução do projeto

Na Ufal, as atividades do Programa Conexões de Saberes tiveram início em 2006, com cerca de 200 alunos e a participação de 25 bolsistas engajados em quatro projetos em Maceió: o Pré-Vestibular Comunitário, Vizinhança, Educação Complementar e Cidadania e Organização e Mobilização Universitária.

Em 2011, somente no Pré-vestibular foram 960 estudantes participantes. O Conexões de Saberes conta ainda com 80 bolsistas de diversos cursos que desenvolvem as atividades do projeto em Maceió, Penedo, Arapiraca e Palmeira dos Índios.

A iniciativa é muito boa”

Um dos muitos estudantes que são beneficiados com as atividades desenvolvidas pelo curso Pré-Vestibular Comunitário do Programa Conexões de Saberes, Diego Galdino da Silva, 26 anos, nos conta que conheceu o projeto por intermédio de um amigo, que lhe deu a sugestão de participar para que, nas palavras dele, "pudesse tentar a sorte". "E ainda têm mais uns 11 companheiros de empresa que também participam do programa", reforçou.

Diego, que trabalha como cobrador de ônibus na Empresa São Francisco pela manhã, revela ainda que aproveita o período vespertino para estudar os conteúdos que são apresentados durante as aulas, que ele assiste durante a noite. “Meu objetivo principal é entrar na universidade e cursar Psicologia”, resumiu.

Ainda segundo o jovem, o projeto é importante, pois dá a chance aos jovens de estudar com qualidade. “Acho a iniciativa muito boa por ser uma boa oportunidade para as famílias com menor rendimento, visando qualificação para o vestibular e, quem sabe, para o estudo na universidade”, finalizou Diego.