Pibic convoca interessados para as atividades 2012/2013

Prazo para entrega de projetos foi prorrogado para 25 de maio

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep/Ufal), através da Coordenação de Pesquisa (CPQ) responsável pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) divulga edital convocando professores e pesquisadores da Ufal interessados em concorrer a renovação de bolsas – dentro do mesmo projeto – e a novas bolsas de pesquisa, além de iniciação científica nas ações afirmativas no período entre agosto de 2012 até julho de 2013.

O prazo para inscrição de projetos dos professores vai até às 23h55 do dia 25 de maio e a proposta deverá ser enviada exclusivamente pelo endereço eletrônico https://sistemas.ufal.br/pibic/ em formato PDF. Um modelo de como elaborar o projeto também está disponível na página. O resultado final será divulgado no dia 19 de julho do corrente ano.

Cada projeto deverá envolver apenas um professor ou pesquisador, mas vale ressaltar que os mesmos podem enviar até dois projetos de pesquisa que deverão conter a explicação da prioridade do trabalho. A partir daí, cada docente poderá solicitar o cadastro de até 2 alunos colaboradores e cada estudante só poderá se candidatar para um deles, seja como bolsista ou colaborador.

O que é o PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) é um projeto que tem como objetivo o despertar da vocação científica, incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação, por meio de sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o universitário no domínio do método científico.

Além disso, o programa também se propõe a qualificar os estudantes para programas de pós-graduação e estimular o envolvimento dos mesmos, por meio de pesquisadores ou professores, em processos de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação da instituição.

Bolsistas interessados

Os interessados em se candidatar para bolsista ou colaborador do Pibic devem fazer parte do corpo discente da Ufal ou de outras Instituições de Ensino Superior que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Caso não esteja vinculado à Ufal, deverá entregar ao orientador cópias do comprovante de matrícula 2012, do RG e do CPF por ocasião da inscrição.

Vale ressaltar que o estudante que se candidatar para a vaga não poderá ter mais de uma bolsa e nem possuir qualquer vínculo empregatício durante o período do programa, para que possa se dedicar exclusivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa, além de estar cadastrado no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no mesmo grupo de seu orientador.

Compromissos de Orientador e Bolsistas

Para participar do Pibic, o orientador deverá se comprometer a auxiliar o bolsista ou colaborador nas diversas fases do processo científico, incluindo a elaboração de relatórios e materiais para apresentação em eventos de iniciação científica, além de indicar o bolsista como o primeiro autor no resumo do trabalho do estudante que será apresentado no Encontro de Iniciação Científica da Ufal. Também deverá incluir o nome de seu orientando nas publicações e trabalhos apresentados em congressos, cujos resultados tiveram a participação efetiva do estudante.

Já o bolsista ou colaborador deverá apresentar resultados parciais das pesquisas desenvolvidas em formas de relatório e os finais, desenvolvidos em painéis ou por meio de exposições orais, acompanhados de um relatório final de pesquisa com redação científica que permita verificar o emprego de métodos e processos científicos, além de fazer sempre referência à sua condição e, ao seu orientador, como coautor de seu trabalho, tanto em publicações, como em trabalhos apresentados oriundos de atividades desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica.

Para obter mais informações sobre como participar do Pibic, confira edital abaixo. Nele, além dos dados fundamentais, está anexado o calendário com os procedimentos a serem desenvolvidos pelo programa no ciclo 2012/2013. Ou ainda, você pode entrar em contato com o telefone da Propep, pelo número 3214-1126.