Oferta de capacitações em Coreldraw e Excel estimula desenvolvimento profissional

Empresa Júnior coloca projeto em prática e permite que estudantes de todos os cursos da Ufal e comunidade em geral possam participar das atividades

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Entre  maio e junho deste ano, a empresa júnior de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas, Proteq Jr., realiza cursos sobre noções básicas para a utilização dos programas computacionais CorelDRAW X5 e Excel. As aulas refletem o estímulo ao empreendedorismo e à inovação entre os jovens alagoanos, por meio da oferta de  capacitação em aplicativos direcionados ao desenho vetorial para o design gráfico e ao desenvolvimento de planilhas eletrônicas.

Hoje, os cursos ofertados pela Proteq Jr. são de grande importância para o ingresso de profissionais no mercado de trabalho. Sob essa perspectiva, o diretor presidente da empresa júnior, George de Oliveira, destaca que a realização das atividades proporcionam à população o acesso a ferramentas e a aplicativos de uso frequente em diferentes organizações. “Pretendemos proporcionar cursos específicos, mas que possuam baixo custo para os beneficiados”, ressalta.

Por isso, cada capacitação possui taxa de 25 reais para alunos que irão levar seus computadores para as aulas e de 30 reais para os que não estarão com o próprio equipamento. Além do preço, as capacitações possuem outra característica em comum: a localização. Os dois cursos acontecerão no Lictec, laboratório situado no novo prédio do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, mas em datas e horários diferentes.

O curso de Excel será de menor duração e acontecerá entre os dias 11, 18 e 25 de maio, das 17h às 20h. Durante os três momentos, o conteúdo programático apresentado por Jessiel Rocha trará informações sobre trabalhos e manipulações de pastas, de planilhas e de gráficos. O desenvolvimento de bancos de dados também está incluído nas atividades.

Já a capacitação em CorelDRAW X5 está prevista para os dias 14, 21 e 28 de maio, e 4 de junho, das 17h às 19h30. A perspectiva da Proteq Jr. é de que, durante as aulas, os alunos compreendam conceitos básicos, informações e configurações do programa, para que possam iniciar seus projetos antes do término do curso.

Inscrições

Os interessados nas aulas de Excel e de CorelDRAW X5 têm até os dias 11 e 14 de maio, respectivamente, para realizar a inscrição. Os candidatos devem acessar o blog http://proteqjr.blogspot.com.br/ e preencher o formulário. Em seguida, os inscritos devem efetuar o pagamento até o início de seus cursos, na sala da Proteq Jr., situada no Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Severinão), das 15h às 18h.

Os programas Excel e Corel DRAW X5

O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation. Ele funciona como um aplicativo de ilustração vetorial e de layout de páginas, que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como desenhos artísticos e publicitários. Com a ferramenta, profissionais de diferentes áreas produzem logotipos, capas de revistas, livros, CDs e aplicações em páginas de Internet.

Já o Excel é um programa de planilha eletrônica. Os recursos apresentados por ele incluem interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, aliadas ao marketing agressivo, tornaram tal programa um dos mais populares aplicativos de computador até hoje.