Jornalista pernambucana lança coleção em Maceió

Série “Conceitos sem Preconceitos” contém cinco livros e pretende informar com textos e ilustrações leves para todas as idades


- Atualizado em
Professora Jussara Rocha, da UFPe

Professora Jussara Rocha, da UFPe

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

“Valorizar o que é nosso, sem deixar de ver que o que as outras regiões têm para mostrar”. Essa é a proposta da Editora Bagaço, da qual a escritora Jussara Rocha Kouryh faz parte. Ela, que também é jornalista por formação acadêmica, veio de Recife para Maceió, a fim de divulgar suas obras e o produto mais recente de sua coleção: a série Conceitos sem Preconceitos.

A jornalista esteve na Assessoria de Comunicação da Ufal na manhã da última terça-feira, 15, para falar sobre o lançamento dos cinco livros da série em Maceió, que será realizado no dia 31 de maio, a partir das 19h30, no auditório do Crea/AL, situado no bairro do Farol. Em Recife, o projeto foi lançado no fim do ano passado, e ela comentou que a aceitação foi muito boa dentre as secretarias de Saúde e de Educação.

E a ideia, segundo ela, é levar os livros para as demais cidades do Nordeste. “Isso não significa se fechar, não é esquecer de ver que as outras regiões têm coisas boas ou bonitas, mas sim mostrar o que nós também temos, sem faltar com respeito com as demais”, reforça Jussara, ao comentar que as atenções sempre costumam se centrar no eixo Rio-São Paulo.

Conceitos sem Preconceitos

A série Conceitos sem Preconceitos engloba cinco livros com temas atuais e diferentes, abordados com palavras e ilustrações leves para os leitores. Uma das obras tem como tema “Internet e Redes Sociais” e Jussara aproveita para ressaltar a preocupação com esse “mundo novo que entra na casa das pessoas diariamente e que pode ser uma via de mão dupla”. Aids e HIV, Bullying, DSTs e Drogas compõem o restante da coleção.

Ao falar que a ideia de “pré-conceito” ainda é muito forte entre as pessoas, Jussara explicou também a origem do nome de sua coleção. “A gente fez essa coleção, Conceitos sem Preconceitos, para tratar de assuntos referentes ao hoje, porém de uma forma clara, transparente e bonita, sem ter aquela ideia de 'preconceito', partindo do principio que o 'pré-conceito' é uma coisa que vem antes do conhecimento, do falar sem conhecer, sem saber”, comentou.

Jussara aproveitou para frisar também que os textos produzidos por ela foram revisados por um profissional da área da psicanálise que trabalha no Ministério da Saúde. “E aí, nós temos os dois olhares: o de um médico, psicanalista, e o olhar de alguém que trabalha no Ministério, ou seja, um parecer técnico”, elogiou.

Vasta coleção

Ainda menina, Jussara começou a escrever suas percepções em forma de versos livres, soltos e sem preocupação. Mas, foi depois de escrever livros de poesia que se interessou pela carreira. E no percurso literário, firmou sua formação cidadã com vários trabalhos acadêmicos, populares e literários.

Dentre todas as suas publicações, a escritora orgulha-se ao lembrar que seu segundo livro foi publicado pela Editora Bagaço, que está na ativa há mais de 20 anos. Ela reforça ainda que ao abrir espaço para a cultura nordestina, a editora se compromete a usar “o resto da cana que ainda pode se aproveitar em papel e, nesse papel, registrar o nosso compromisso e a nossa história”.

Trabalhando com um sentido de informar a população com palavras leves, a editora também se compromete a mostrar aos leitores um texto popular, consolidando a cultura nordestina por meio da participação de autores regionais, do qual Jussara se orgulha em fazer parte.

Para obter mais informações sobre as obras da escritora, acesse o site www.jussarakouryh.com.br ou entre em contato pelo e-mail jussara@elogica.com.br. Você também pode conferir o site da editora da qual ela faz parte pelo endereço www.bagaco.com.br.