Formação continuada de professores é tema de debate

Programa de Ações Articuladas prevê parcerias para capacitar mais profissionais

- Atualizado em
O Parfor é debate entre educadores e gestores

Bruno Cavalcante – estudante de jornalismo

Para tratar do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Estado, voltado à formação de professores, a Universidade Federal de Alagoas integrou a reunião realizada na sexta-feira (18), com a presença de representantes da Secretaria de Estado e do Esporte de Alagoas (SEE/AL) e do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docentes do Estado de Alagoas. Presentes à reunião, a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, pró-reitores e coordenadores de programas de pesquisa e de extensão da universidade.

O PAR é um planejamento estratégico do Ministério da Educação (MEC) que visa a melhoria dos indicadores educacionais dos Estados, municípios e do Distrito Federal. Em Alagoas, o plano iniciou-se em 2007 a partir da adesão ao Plano de Metas. Segundo Tereza Neuma de Oliveira, gerente de Gestão da Formação Inicial Continuada/SEE, o PAR é um instrumento tecnológico, com transparência e agilidade na elaboração, monitoramento e execução das ações. Os recursos necessários são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e do Plano Plurianual do Estado (PPA/AL).

Com colegiado em formação, Ufal e SEE já são parceiras na formação de professores, com várias ações desenvolvidas pelo Centro de Educação (Cedu), da graduação à pós-graduação, conforme afirmou o professor Luis Paulo Mercado, coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “A previsão de ações de formação de professores para os próximos anos coloca a Ufal como parceira natural deste processo”, disse.

Alguns programas direcionados à formação de estudantes da graduação e capacitação de profissionais já são desenvolvidos na Universidade, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O primeiro oferece cursos de especialização na modalidade a distância. O segundo oferta bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura. Ações como essas são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e FNDE.

Próximos passos

Após a apresentação do PAR, o grupo definiu nova agenda de atividades que irá fazer o mapeamento de ações futuras a ser elaborado pelas coordenadorias. “Discutimos a proposta de realizar seminários para socialização das experiências e apresentação de resultados dos projetos e programas ofertados para a formação de docentes pela Ufal”, destacou Paulo Mercado.

O grupo debateu também a necessidade da adesão da Ufal à Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica prevista em portaria e decreto federais, como ainda a importância de instituir o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica.