Exposição mostra água como fonte de vida

Professores da Usina Ciência desenvolvem trabalho que ficará exposto para visitantes

- Atualizado em
Exposição fica na biblioteca até 22 de maio

Manuella Soares - jornalista

O primeiro banner da exposição mostra a palavra em vários idiomas: water (inglês), wasses (alemão), acqua (italiano). Mas na linguagem química, é universal: H2O. A água é tema da exposição montada na Biblioteca Central da Ufal, realizada pelos professores Tânia Maria Piatti e Reinaldo Augusto Ferreira Rodrigues, ambos da Usina Ciência.

O trabalho é resultado de uma ação do projeto Novos Talentos, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e ficará exposto no Campus A. C. Simões até o dia 22 de maio.

Da preocupação com a água, em suas diversas formas, surgiu a ideia de levar aos visitantes do local um pouco de informação. “Mesmo que o aluno que passa por aqui leia só uma parte, já é um grande ganho. Qualquer minutinho olhando não é perdido, serve para a vida”, comentou a professora Tânia Piatti.

As fotos e ilustrações chamam atenção para questões como a preservação, as consequências da poluição e a sustentabilidade como herança para as próximas gerações. Numa ampla pesquisa sobre a importância da água, os professores expõem dados sobre a transposição do rio São Francisco e a dimensão dessa riqueza no Estado de Alagoas.

Os visitantes também podem obter dicas de atitudes sustentáveis como boas maneiras de economizar água nas simples tarefas cotidianas. De acordo com o trabalho, o mínimo de conscientização hoje, que tem apenas 2,5% de água própria para o consumo, é um reflexo positivo no futuro que a cada ano ganha cerca de 80 milhões de novos habitantes para consumir.

Curiosidade sobre a exposição

O trabalho dos professores Tânia e Reinaldo mostra algumas curiosidades relacionadas aos estados da água (sólido, líquido e gasoso) e responde a perguntas do tipo por que o gelo flutua? De forma ilustrativa, conta ainda a importância da água para a história, quando as civilizações cresciam em torno dos grandes rios; a cultura, por meio de poemas, músicas e literatura; além da religião, como forte símbolo no batismo para os cristãos.

Outra pergunta respondida na exposição é se a água vai acabar, devido a grande preocupação mundial a respeito do uso desordenado. Mas felizmente os professores são taxativos em afirmar que não. O próprio ciclo da água  com a evaporação e condensação permite que nunca deixe de existir, mas isso não significa dizer que a preservação não é importante. “Ao contrário, porque o que tende a acontecer é termos água suja, cada vez mais imprópria para o consumo”, explica a professora Tânia.

Esse projeto desenvolvido na Usina Ciência está disponível para ser exposto em escolas e instituições de ensino interessadas em levar o conhecimento aos alunos, com o objetivo de fortalecer a conscientização para a água como fonte de vida e de recursos naturais.