Expofísica chega a 10ª edição e movimenta Campus Maceió

- Atualizado em
Estudantes acompanham as Ondas Estacionárias em Cordas

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Mesmo com a greve dos professores, o Campus A. C. Simões segue com intensa movimentação essa semana com a presença de estudantes do ensino médio de várias escolas de Alagoas para participar da Expofísica 2012. O evento segue até essa sexta-feira, numa promoção anual do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas.

Segundo a professora Maria Tereza de Araújo, coordenadora do evento, cerca de 1.200 alunos das escolas do ensino médio devem participar da Expofísica 2012. Além das escolas da capital, algumas do interior também solicitaram participação. “Neste ano, temos alunos de escolas de Rio Largo, Satuba, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte. Já trouxemos também de Xingó, Delmiro Gouveia. A gente abrange não só escolas públicas, mas as privadas também, não têm discriminação”, comenta.

Além disso, neste ano o número de inscriçõesde escolas aumentou de 75 para 90 e  “acabou no primeiro dia”. Para comportar os alunos, a coordenação programou um total de 4 horários de visitas, sendo dois para cada turno, durante os três dias de realização do evento. Os grupos ficam cerca de  20 minutos nas diferentes atividades apresentadas,  supervisionados por monitores específicos para cada estande.

As visitações seguem até às 18 horas e, neste ano, o evento tem como foco o desenvolvimento de atividades informativas sobre as novas perspectivas em Ciência e Tecnologia na Sociedade Moderna, como também mostrar o que há de novidade com relação às oportunidades profissionais na área. A Expofísica 2012 apresenta os temas A Física da Música, a Biofotônica, o Planetário e A Física do Cinema 3D, além de mostra de experimentos didáticos e com o uso de lasers.

10 anos de evento: novidades

Para comemorar os 10 anos de Expofísica, a professora Tereza nos conta sobre as novidades do evento:  uma delas é “A Física do Cinema 3D” que, neste ano, além de mostrar vídeo e áudio, também traz o experimento com fotografias em 3D, utilizado pela primeira vez no Congresso Acadêmico de 2011 e que foi um grande sucesso. “As fotos são tiradas pelos alunos do IF em um projeto com o professor Elton Malta. E são fotos atuais, de pontos da cidade”, comenta.

O segundo deles é o Planetário que, segundo Tereza, sempre foi um sonho e agora, com a reforma dos prédios, o espaço comporta a estrutura. O Planetário faz a simulação do céu, sobretudo em um plano noturno e é constituído por uma cúpula e por uma máquina colocada no seu centro, projetando, então, diferentes objetos celestes.

A Expofísica também apresenta a Biofotônica, área nova que une duas outras ciências: a fotônica e a área biológica (ciências da vida e da saúde), e emprega a luz como ferramenta essencial em procedimentos relacionados às ciências da vida. O tratamento, inclusive, é utilizado em pacientes do Hospital Universitário para a detecção de casos de câncer do tipo Carcinoma Basocelular (CBC) a partir de parceria entre o Instituto de Física e o Ambulatório de Dermatologia do HU.

A Expofísica conta ainda com o apoio de estudantes, dentre feras e veteranos, além da equipe de professores e técnicos, bolsistas permanência, Pibic, além do apoio de outros parceiros como a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Usina Ciência.