Especialização em Mídias na Educação realiza aula inaugural

- Atualizado em
Terceira turma da Especialização em Mídias na Educação

Márcia Rejane - jornalista

“A contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem” foi o tema da palestra proferida pelo professor Luis Paulo Mercado no último sábado, 19 de maio. A terceira turma do curso de especialização semipresencial em Mídias na Educação se iniciou com a participação de 110 professores da educação básica da rede pública de ensino e servidores técnico-administrativos da Ufal.

Com aulas presenciais uma vez ao mês, o curso será concluído em junho de 2013. Para as aulas a distância, será utilizada a plataforma E-proinfo, na qual os alunos realizam as atividades de cada disciplina, com a assistência de professores e tutores, inclusive na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na oportunidade, a professora Graça Marinho, uma das coordenadoras do curso, enfatizou o compromisso do Centro de Educação (Cedu) com a formação continuada de professores da rede pública, inclusive ressaltando o pioneirismo da unidade na primeira oferta do curso de Pedagogia a distância em 1998.

O professor Eraldo Ferraz, coordenador do curso, explicou o funcionamento, apresentou os professores e tutores que orientarão os alunos nas aulas presenciais e a distância. A vice-reitora Rachel Rocha destacou o empenho e o papel da universidade no desenvolvimento da educação no Estado de Alagoas e a importância de parcerias com as secretarias e o Ministério da Educação. Também compuseram a mesa de abertura o professor Pedro Valetim, representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep); e o professor Luis Paulo Mercado, coordenador institucional de Educação a Distância.

Na aula magna, o professor Luis Paulo Mercado incentivou a reflexão do público ao abordar conceitos como polidocência, ambientes virtuais de aprendizagem e autoria coletiva e colaborativa. “Atualmente, há uma cultura tecnológica, mas não de aprendizagem ainda. E esta é uma preocupação dos educadores: como tornar a tecnologia uma aliada para que os alunos aprendam mais e melhor?”, indagou.

Dvane Silva, pedagoga e professora das séries iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Cícero Dué da Silva e na Escola Estadual Dr. José Maria de Melo, está cheia de expectativas para essa nova fase de estudos. “Espero aprender mais sobre as mídias na educação, para enriquecer os meus conhecimentos e colocar em prática na minha vida profissional. Espero encontrar colegas com os mesmos objetivos, para que possamos trocar ideias e interagir ao longo do curso”.

Já a servidora da Ufal Rose Ferreira encontrou nessa especialização a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos com a comodidade de escolher o horário mais conveniente para se dedicar às leituras e trabalhos. “Quando li o edital e vi que havia vagas no processo seletivo para servidores da universidade, que o tema da especialização me interessava e que as aulas presenciais seriam um sábado a cada mês, pensei: ‘É tudo o que eu queria e precisava!’. Estou animada, porque acredito que as áreas de tecnologia e comunicação, associadas à capacitação e investimentos governamentais, podem revolucionar a educação em nosso País”.

Sobre o curso

O curso Mídias na Educação é financiado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Educação da Ufal, e tem como foco a produção e uso integrado de mídias no processo educativo de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.

A formação tem também como objetivo a elaboração de propostas concretas para a utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento, além de desenvolver estratégias de autoria e formação do leitor crítico nas diferentes mídias.