Escolas técnicas de Artes debatem regularização

A proposta é congregar as artes e discutir suas especificidades

- Atualizado em
Júlio César Andrade, prsidente do Condetuf, apresentando um panorama histórico das Escolas Técnicas | nothing

Renata Menezes  - estudante de Jornalismo

Com a presença do presidente do Conselho dos Dirigentes de Escolas Técnicas Vinculadas a Universidades Federais (Condetuf), Júlio César Andrade, além de gestores das Escolas Técnicas do Pará, de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte, aconteceu em Maceió nos dias 24 e 25 de maio, o I Fórum das Escolas Técnicas de Artes.

Os participantes  elaboraram documento para ser enviado para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com o objetivo de regularizar a situação das Escolas Técnicas, com a equiparação aos Institutos Federais.

Na cerimônia de abertura, realizada dia 24 de maio, foi apresentado um panorama histórico sobre as instituições representadas, com destaque sobre a Escola Técnica de Artes da Ufal (ETA). O diretor do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, professor Enildo Marinho, representou o reitor Eurico Lôbo e falou sobre a necessidade da arte na formação dos indivíduos desde a infância. “O homem sem as artes perde a humanidade”, disse o diretor.

A abertura contou ainda com o início da discussão proposta pelo diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), “As artes voltadas para o contexto da formação profissional”.Segundo Júlio César Andrade, o Fórum é de fundamental importância para que sejam tomadas novas diretrizes. Para Eduardo Xavier, diretor da Escola Técnica de Artes da Ufal e coordenador do evento, a realização do encontro é um ganho político, pela presença do presidente do Condetuf. “Nossa Escola ainda precisa de muitos avanços”, disse ele.