Escola Técnica de Artes faz homenagem aos cem anos de Nelson Rodrigues

Curso de formação de atores e atrizes estreia peça em homenagem ao autor

- Atualizado em

Renata Menezes, estudante de Jornalismo

No ano do centenário de Nelson Rodrigues, estudantes da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas fazem homenagem ao escritor apresentando a peça Dorotéia, entre os dias 28 de maio e 2 de junho. A adaptação é do professor David Farias e conta com a participação dos alunos do quarto módulo do Curso de Formação de Ator/Atriz e das atrizes convidadas, egressas da ETA, Analice Souza, Roberta Aureliano e Sydianne Lima.

A equipe envolvida na encenação está trabalhando há seis meses com a leitura e o estudo do texto, adaptações, construção dos personagens e estudo sobre a obra e a vida do autor. De acordo com o professor, os estudantes pretendiam encenar a peça quando estavam no segundo módulo do curso, mas decidiram amadurecer-se profissionalmente antes de explorarem um texto de Nelson Rodrigues, por se tratar de um trabalho bastante delicado.

David Farias teve experiência anterior com o texto em 2002, quando dirigiu leitura dramatizada, o que foi importante para que chegasse a esse momento com um novo olhar para a peça. Segundo ele, por ser o ano do centenário do autor, a apresentação é inadiável. “Acredito que, na comemoração dos cem anos de Nelson Rodrigues, com tantos editais abertos em prol da obra dele, muitos Estados estão montando peças e Alagoas não poderia ficar de fora do circuito”, diz o professor.

As apresentações contarão com surpresas para o público e serão realizadas sempre às 19h30, na Sala Preta do Espaço Cultural, localizada no Centro de Maceió. A classificação indicativa é de 16 anos.

Peça

Conhecido por abordar questões ligadas às relações sociais, Nelson Rodrigues é considerado pela crítica o maior dramaturgo brasileiro. Seus textos costumam explorar o psicológico e a sexualidade dos personagens para discutir tabus e enfrentar a moral, por meio de temas como traição, incesto e pecado.

Em Dorotéia, tem-se a história de uma mulher que abandonou a prostituição depois de uma promessa feita ao seu filho falecido. Em busca de se tornar puritana, Dorotéia vai viver na casa de suas primas, mulheres feias e viúvas que vivem sem dormir para não sonhar e têm repulsa aos homens, sendo incapaz de enxergá-los. Ao contrário das primas, a protagonista vê os homens e os deseja, o que faz dela indecente.

O conflito se dá quando ela descobre que, para atingir a castidade, deverá abrir mão de sua beleza e sentir a náusea sentida por todas as mulheres da família, desde quando sua bisavó se casou com um homem mesmo amando outro.