Escola de Redução de Danos inicia atividades

Parceria entre Ufal e Secretaria Municipal de Saúde faz surgir iniciativa em Alagoas

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O consumo de álcool, inalantes e drogas não é uma prática surgida nos dias de hoje. Informações divulgadas na mídia, local ou nacional, dão conta que o consumo é crescente e que a vulnerabilidade e o acesso global são motivos que vêm favorecendo o seu uso problemático. Com isso, o refinamento do cuidado com base em direitos e necessidades das pessoas que usam drogas, pede a incorporação de formas e expressões tecnológicas de conhecimento e diálogo com os envolvidos no processo para além da abstinência.

Resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, por meio do Programa de Saúde Mental, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental da Escola de Enfermagem e Farmácia e do incentivo do Ministério da Saúde, faz surgir um novo projeto para a população: a Escola de Redução de Danos do SUS (ERD/SUS), com início previsto para esta  quinta-feira, 24 de maio.

Uma conferência aberta ao público será realizada no Espaço Cultural , situado na Praça Sinimbú, a partir das 14h, para marcar a abertura do projeto. Para isso, irá contar com a participação do Filósofo e Redutor de Danos, Marco Manso, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que fará a palestra “A trajetória de um redutor de danos: vivendo e aprendendo a viver”.

Segundo Samuel Delane, coordenador da Escola de Danos, a proposta é realizar troca de experiências e um estudo para elaborar novas e melhores formas de atendimento às pessoas que usem álcool e outras drogas, principalmente, àqueles que sejam mais vulneráveis, a fim de apresentar cuidados, promover uma melhora na saúde e, também, na qualidade de vida das pessoas. Para tanto, a ERD irá contar com o auxílio de profissionais de referência, tanto de Alagoas, quanto de outras cidades do Brasil.

Saiba mais sobre Redução de Danos

Partindo da ideia de que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado oferecer as condições necessárias para seu uso, a Escola de Redução de Danos trata-se de um projeto de fomento e qualificação das ações redutoras de danos municipais e intermunicipais, voltado para a capacitação teórica e prática de segmentos profissionais e populacionais da comunidade.

A abordagem em redução de danos não deve ser marcada apenas a uma técnica, mas sim, a um modo de trabalho pautado sob uma ética da relação baseada em autonomia, diálogo e na corresponsabilização entre profissional e usuário, além de evitar qualquer tipo de julgamento, pois o objetivo não é dizer quem está certo ou errado, e sim, ajudar o usuário num momento como este.

Além disso, a redução de danos aplica-se aos indivíduos que, não podendo ou não querendo se abster, adotam práticas de riscos ligadas ao uso de drogas, tais como: compartilhamento de seringas e agulhas, cachimbos e canudos; práticas sexuais de risco para DST, AIDS, hepatites virais, conduta de veículo em estado de embriaguez, injeção de silicone líquido, uso de anabolizantes, dentre outras.