Encontro reúne alunos de Engenharia Ambiental para debater meio ambiente

2ª SMAEA coloca em pauta assuntos como o Rio + 20 e a implantação do Estaleiro Eisa

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O meio ambiente é pauta frequente nas discussões de pesquisadores de diferentes áreas em todo o mundo. Sob essa perspectiva, o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental realizam a 2ª Semana do Meio Ambiente da Engenharia Ambiental e Sanitária (SMAEA), entre os dias 21 e 25 de maio. O evento acontece próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia, celebrado em 5 de junho. O encontro discute questões ambientais de maior evidência na atualidade e ocorre no auditório Galileu, situado no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal.

A 2ª edição do evento oferece novidades para os participantes. Além de palestras e de mesas-redondas, o encontro integra visita técnica, cine ambiental e minicursos. O complemento técnico à formação dos inscritos é promovido por meio de visita à Usina Uruba, em Rio Largo, na qual será feito o acompanhamento do procedimento de compostagem realizado no estabelecimento. A parte cultural da programação está voltada para a exibição de filmes relacionados ao meio ambiente e para espaços de discussões sobre as apresentações audiovisuais.

O minicurso de permacultura é outra atividade prevista para o evento. A técnica é um método de planejamento, atualização e manutenção de sistemas sustentáveis. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de compreender como jardins, vilas ou comunidades são estruturados com responsabilidade social e com custos financeiros reduzidos.

As inscrições para a 2ª SMAEA acontecem na sala do PET Engenharia Ambiental ou pelo site. Após o preenchimento do formulário, os interessados devem efetuar o pagamento por meio de transferência ou de depósito eletrônico no valor de 15 reais para conta corrente informada no site do evento. Segundo a estudante Jéssica Soares, integrante do PET, os inscritos no 6º Conecte possuem desconto no valor de 5 reais e lembra que os comprovantes de pagamento devem ser enviados para o e-mail smaea.2012@gmail.com.

Mais informações em pet.eamb.ufal@gmail.com, smaea2012@gmail.com ou pelo telefone 3214-1868.